FELICIDADE
“Que Dieu vous bénisse”. (Betto Barquinn)
Dedicado à minha Dinda, Mirian, que hoje vive na Casa de Deus.
Uma pessoa feliz sabe que milagres só acontecem na vida daqueles que acreditam em milagres. Vive inspirada pela infinita beleza, porque tem a eternidade aflorada na alma. Quando uma pessoa feliz vai ao encontro de Deus, todos dizem: “Lá se vai uma pessoa iluminada! Ela era boa, estelar, gentil, humanizada, partícipe, piedosa… Feliz”. Assim é a Felicidade… Capaz de deixar saudade nos corações mais sensíveis. Capaz de levar para a presença de Deus, todo aquele que completou a sua missão, movido pela esperança de uma vida infinita. Esse espírito errante foi promovido à companhia dos seus pares eternos, para que no colo do Pai, enfim, pudesse descansar.
Uma pessoa feliz compreende que o exercício mais leve que há, é amar sem sentir-se culpado. Por isso ama tanto… Ama porque renovou-se através da compaixão: expressando-se com a leveza da vida e permitindo-se amar e ser amada. Sendo Deus, a Verdade Absoluta, uma pessoa feliz compreende que esse mesmo Deus está em todas as coisas. A felicidade então passa a ser constante em sua vida. E seus momentos passam a ser únicos, nascidos e renascidos na imparidade de dias maravilhosos, cordiais, caridosos e plenos. A plenitude de sentimentos é uma dádiva de Deus.
À uma pessoa feliz é dado uma quota avassaladora de bem-querer. E isso é leve, sensível, fácil e simples de se explicar, quando se tem a felicidade na alma. Movidas por uma auto-estima de fé, pessoas felizes vivem muitos momentos sagrados, porque tudo que fazem torna-se poderoso, contemporâneo, à frente do seu próprio tempo, moderno e extraordinariamente de vanguarda. Felicidade é viver Deus. É multiplicar milagres. É caminhar sobre as águas — lado a lado com a eternidade. Felicidade é ter amigos e aprender a admirar os pares de seus pares. É enxergar a singularidade da vida e torná-la plural. Felicidade é viver com substância, com generosidade, com amor, com respeito, com fidelidade. Felicidade é acordar todas as manhãs e saber a quê viemos e para quê existimos. Felicidade é não ficar preso ao remorso, à inveja, à raiva, ao orgulho, à vaidade, à impossibilidade do perdão. Na maioria das vezes, o homem é muito mais ignorante do que mau. Todavia o amor cobre a multidão de pecados. Felicidade é saber onde vamos chegar se seguirmos o chamado da nossa própria Divindade. Felicidade é não desejar o bem material que vem do outro, mas esperar pelo bem espiritual que vem de Deus. Felicidade é não ser vingativo, porque quem bate; esquece. Mas quem vê Deus em todas as coisas; perdoa. Felicidade é aprender a calar diante da ofensa, para que um espírito mais tolo possa se expressar. Palavras, o vento leva. Nada além de Deus deve habitar o coração do homem. O silêncio é o remédio dos justos. A violência, a saída dos deficientes morais. Quando um não quer, dois não brigam. Toda pessoa violenta é um doente espiritual. Não são os fracos que entregam as armas e procuram a paz. Mas os fortes. Porque todo ato violento é um pedido de socorro. E toda misericórdia é mais um passo dado em direção a Deus. Portanto, felicidade é passar por cima do orgulho, da inveja, da vaidade, do preconceito, do anátema, dos títulos de nobreza, do sangue azul, da cor da pele do outro, do carro importado do vizinho, do sexo que o alheio pratica, de tudo que há do outro lado do muro, e que, de fato, não nos pertence. Felicidade é parar de sofrer por aquilo que não temos. É perceber que se pararmos de reclamar, vamos descobrir que temos coisa à beça. Apesar das nossas deficiências físicas, afetivas, financeiras, intelectuais e morais; estamos vivos. E ter uma nova chance diária, para acordar e ser feliz com as bênçãos de Deus, não tem preço. Afinal de contas, a vida é muito doce, para ser amarga.
Felicidade é qualidade de vida, hoje, e em todos os nossos amanhãs. Felicidade é inclusão social, racial, ética e espiritual. Felicidade é fazer das diferenças o nosso ponto de igualdade. É saber que tudo que fazemos de benigno ou malévolo fica marcado na alma e anotado no céu. É perceber que podemos pensar que enganamos a todos, mas que ninguém engana a Deus. E que um dia todas as máscaras cairão. Felicidade é o rufar de corações que se amam. Felicidade é o prazer de fazer o bem a cada milésimo de segundo, porque o que fazemos a nós mesmos, e ao outro, é o que receberemos de Deus. A vida é assim… Felicidade gera felicidade.
À propósito, a vida é tão justa, que ao longo da existência humana no universo, a cada um de nós é dado chances iguais de vivermos momentos bons ou ruins, para que possamos amadurecer através da prática da caridade. Sendo assim, ao longo da vida, temos a igualdade de sofrimentos e alegrias que recebemos como pagamento, conforme conduzimos as nossas vidas. Porém, o mais maravilhoso, é que à uma pessoa feliz, é dado mais momentos alegres do que tristes. Pois o universo entende que àqueles que são felizes por merecimento, precisam ser mais felizes ainda, para que possam viver a experiência espiritual dos Bons Espíritos. A felicidade não é feita daquilo que é dito da boca para fora. Mas do que habita o coração do homem. Já que todos nós possuímos a infinitude da vida — a vida em nós faz morada como um bem indissolúvel. Testemunhamos os atos da vida e a vida testemunha os nossos atos. Porque uma pessoa feliz quando sofre, acredita que o Deus que é soberanamente Justo e Bom, jamais irá abandoná-la.
Pessoas felizes vivem melhor, porque sabem que o tempo de Deus é outro. Quem possui a eternidade nas mãos, materializa-se em bênçãos constantes. Nenhum sofrimento é maior que o poder de Deus, nem dura tanto, porque é passageiro. Contudo, o Deus que nos criou: é Eterno. A felicidade apresenta-se naquela paz que podemos sentir em todos os poros: feito Deus em gotas.
Uma pessoa feliz não se curva diante do sofrimento, porque é feita de esperança. Uma pessoa feliz não se dobra à infelicidade, porque sabe que dias melhores virão.
No âmago, Felicidade sussurrou-me ao ouvido, enquanto hospedava-me na intimidade do seu ventre, que somos todos da mesma árvore. Viemos todos do mesmo sítio. E vamos todos para o mesmo lugar. Felicidade é o tipo de pessoa que sabe que para colher o fruto, é necessário que antes, se plante a árvore. O passado e o futuro só existem no presente. Feliz daquele que tiver sabedoria para entender isso, antes de voltar para a Cidade de Deus, e ver que realmente somos todos iguais, apesar das nossas diferenças. Estamos intrinsecamente ligados a vida dos nossos semelhantes. Certamente a dor do outro irá me atingir de alguma forma. É por isso que temos que aprender a ser solidários. Porque nenhum ser humano está livre de nada nessa vida. Bem-aventurado àquele que trata o rico e o pobre como irmãos. Gostar do bem que se faz, faz da caridade o prazer que transcende a alma. Afinal de contas, solidariedade é o tipo de coisa que o dinheiro não compra. Nem à vista, muito menos à prazo.
A alegria entrou em tua vida, Felicidade, pela porta da frente. Trazendo toda a vida com ela. Mostrando-te que Deus é Eterno, e que por Sua Divina Bondade, fez-nos infinitos. Amor é vida. Vida é Deus. Deus é Tudo. Por isso, Felicidade querida, toda vez que um filho de Deus despede-se da vida material; o céu festeja com fervor essa vitória. Porque viver é natural. Desencarnar é voltar à Verdadeira Vida. O antônimo de viver não é morrer, minha querida. O antônimo de viver é renascer.
CONTACT BETTO BARQUINN:
FELICIDADE © copyright by betto barquinn 2010
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN
Beto, amei o seu texto. Espero q mais pessoas leiam para entender e aplicar no seu cotidiano a felicidade. Bjs Jani
ResponderExcluirDescobri você no Twitter, Barquinn! Todos precisam ler esse conto! Que FELICIDADE saber que você existe, lindo. Bjs!
ResponderExcluirBetinho mais uma vez eu quase esqueco de respirar lendo as maravilhas que voce escreve e todas as vezes voce consegue me surpreender com este dom maravilhoso que Deus te deu! Voce deveria meu lindo irmao do coracao estar na lista dos 10 melhores escritores deste planeta e nao apenas escrevendo no seu Blog, pois como disse a Jani e a Martha, o que voce escreve, o MUNDO deveria ter acesso! Te amo sempre.
ResponderExcluirEmocionante, Betto. Mais uma vez você conseguiu me levar às lágrimas. Deus te abençoe, querido. Você merece o melhor. Beijos!
ResponderExcluir