O INDELÉVEL ESMAGADO




Deve ter borracha na minha árvore genealógica Já nasci contemporâneo. Não me interessa quem chegou primeiro no planeta: Eu estava lá! Indelével Esmagado, onde estás? A dúvida move montanhas. Seis passos para o lado dois ou três para trás. Fique parado! Depois marque um “X” e entre na garrafa. O destino saiu para dar um passeio e voltou tão bêbado que esqueceu-se da liberdade estendida no chão Há batidas de porta na adega. Um novo Papa no pedaço. E crianças saindo da bandeja. Respire fundo e não chore: O inevitável acontece.

Tem dias que tudo dá errado. E até a comida se revolta contra você. Macro. Bio. Ótica. És o Esmagado. Aquele que faz da vida uma comédia desastrosa. Achando graça; de graça. Caminhaste quinhentos e setenta e sete shoppings tentando se encontrar. E em nenhum deles havia você para se comprar. O consumismo mata. A pior desgraça da humanidade é o materialismo. O despertador tocou tão alto que acordou com dor de cabeça Consumo excessivo de álcool. Nesta casa até os objetos bebem. E as plantas frequentam o AA, clorofiladas, é claro. Em ti, há um corredor tão estreito, que ao passar, as paredes esmagam os seus ombros. Distimia. Sinto cheiro de bebida vindo do banheiro... Ou seria da fossa?! Pocilga, talvez? A sua alma toma banho com vodka? Lá em casa preferimos água. Todos aqui deveriam parar de beber, já que desistiram de viver... Placebo. Esmagado, sabia que ia te encontrar, mas não imaginei como era a sua casa. Eu tenho na minha vida alguns momentos inesquecíveis, e devo destacar, esse é um deles. Esperei por isso e não gostei do que vi. Não sei o que é pior, querer salvar a vida de alguém e não conseguir, ou salvá-la, e se arrepender por isso. Mas mesmo assim, salvá-la Porém, assumo a minha responsabilidade. Afinal, quem criou Mateus, que o embale. Sou reativo à fragilidade humana. Aquiescência. Percebi que se você rotula uma pessoa, acaba esmagando a personalidade dela. Inquietude. Não deixe que o seu medo de ser inferior interfira na vida dos outros. A grande escola da vida não aceita reprovados. Por isso sou todo sujeito, verbo, predicado. Todo mundo é um pouco inseguro e se lança ao futuro com a desculpa de um dia deixar de sê-lo. Selo. Inseguro. Isso prova o quanto estamos vivos. Ou mortos Não te falei dos meus medos, porque os seus são maiores que eu. Queimado meu filme, não é? Não tenho medos reais, mas você tem medo de si mesmo. Tornastes assim indelével e esmagastes. Mas ao ouvir os meus temores, o seu coração passou a acreditar em final feliz. E o meu, voltou a bater, sentindo-se humano de novo. Humano. Novo. Eu preciso cavar a alma até encontrar a raiz do meu espírito. A vida para mim caiu do céu É a única coisa em que realmente posso confiar. Vida para mim é forró, maracatu, coco, choro, samba, surdo, bumba-meu-boi Vaca! Os meus verdadeiros amigos não são meus parentes. São meus entes. Aqueles que amo de verdade não estão na Terra. Aliás, por aqui jamais passaram. Ausente da matéria deles, poderia estar só. Mas não estou. Comigo, trouxe-lhes o espírito, que me acompanha, arranha, amarfanha Ganha. Os meus verdadeiros amigos são meus amores. E isso ninguém pode me ter ou me tirar. Os meus verdadeiros amigos sou eu mesmo. Desde criança que sei que sou o homem da minha vida. Nada haver com sexo, caro homofóbico! Quando o assunto é sexo sou celibatário Não como nada que não me leve ao orgasmo. Por isso gozo até pelos cotovelos! Sexo é matéria que faço com as mãos, lambendo os beiços e a ponta dos dedos, no cinco contra um. Eu te amo por isso Por me deixares ser eu mesmo. Mas não me peça favores Não sou cristão novo do amor. Não quero me apaixonar. Quero amar. Não nasci para andar de quatro ou aturar gente intestinal com a boca em fezes pegajosas, comendo bosta em marmitex. Hand wash. On the air.

Você acha que sou santo? Fala sério! Sou um espírito num corpo humano. E só existo para viver. Nada é sobrenatural. Porque Deus é natural. Eu quero aprender mais do que me ensinam. Na minha vida pouco é nada. Muito é muito pouco ou quase nada. Tenho Easy-off Bang na alma. Em mim não há nada mais além do que me interessa. Não guardo mágoas, não entendo odiar, não me baseio em perdas. I’m sorry, Doctor No! “My name is Bond. James Bond”. Portanto, pode apontar essa metralhadora giratória para a sua própria alma agora Não nasci para ser vítima de ninguém. Embora esteja vivendo à margem do inconfessável,  eu acho que os meus feromônios ainda gostam dos teus. Logo eu que não acredito em amor  me pego de calças curtas  amando. Minha química alterada, raciocina friamente contra mim mesmo. Não existe nada mais forte do que falar uma coisa séria com humor. Amor. Quando não souber no que investir, se na paixão ou na profissão, invista em commodities! Tudo o que faço hoje é uma questão de sobrevivência. Já morri mais vezes nesta vida do que em qualquer outra. Eu luto pelas minorias maioritárias. Estou na minha fase noir. Mas ela limita-se, apenas, à saída do vestiário. Entenda que com ou sem posses materiais, você e suas letras são a melhor coisa que existe. Aos poucos estamos virando uma família. Desde que se acendeu a primeira fogueira, girou-se a primeira roda, estabeleceu-se o primeiro diálogo, o amor tornou-se alma dentro e fora de nós. Você é um destino por quem vale a pena esperar. Start. Quem sabe não chegamos juntos ao tempo da delicadeza.

Quando meu anjo da guarda desencarnou, indo parar no útero de uma estrela, não fiquei triste. Foi aí que entendi que lugar de anjo e de estrela é realmente no céu. Mundo das realidades essenciais... Depois que acaba permanece a dúvida. “Atirei no mar, o mar vazou. Atirei na moreninha, baleei o meu amor”. De certo, nada é certo. Pontos sensoriais Eu já plantei árvore, escrevi livro, tive filho. E agora, o que faço com minha imortalidade? Regurgito-a? Como-me e vomito-me? Depois como-me todo de novo, interdito, deixando para fora o que não me apetece mais Por um qualquer fico doce e quem acaba no sal sou eu. Minha vida é um concierge bárbaro, onde meus sonhos sobrevivem e teus pesadelos morrem. São Lucas me disse que ”a boca fala do que está cheio o coração”. Portanto, devo presumir, que os dedos escrevem do que transborda a alma. Ou, o cérebro pensa o que o espírito inflama. Então, minha estrada é longa, mas minha busca ensolarada. Tenho dias que são noites e noites que pensam ser dias. Tenho paz na guerra e a guerra não me apraz. Sentimentos ruíns eu transformo em amor. E transfiro-o todo para você. Indisfarçável. Transparente. Potável feito água de bebê. Beber. Sou feliz Esmagado, porque sou tudo. Nada. A vida é para o que nasce Quando a mentira do outro não é a sua verdade, nada lhe atinge. A verdade sempre permanece Inviolável. Amores verdadeiros, antes de surgirem na Terra, nascem primeiro no céu. O olho escolhe o que quer ver: Luz. A alma o que quer enxergar: Amor. O ser humano é o destino sagrado do ser humano: Espírito. O maior revolucionário é aquele que não é aparente. Não se expõe. Deixa com que todos riam dele, e quando se distraem, coloca veneno nas palavras e os derrota com o cérebro O que se conquista com a inveja não vale a pena ser possuído. Você tem potenciais incalculáveis e desguarnecidos. Onde há sujeito, não há catarse nem adjetivo. Você é clean, necessário, onomatopéico, fetichista e cheio de interferências e interjeições sonoras, como Marvin Gaye e Lady Gaga. Precisa deixar de ser tão egoísta e pensar um pouco mais em si mesmo Porque na sua vida se o banheiro está limpo, é porque alguém deu descarga. Quem cai não desiste de correr, porque não pode parar. Por isso vim a ti para dizer-te que se a tua vida-casa é infinitesimal  então muda de casa. E de vida. Esquece o passado e aprende a viver o presente. Amanhã sempre será o futuro  Daqui a um segundo também. Não quero acabar como Lady Macbeth, só e sonâmbulo, caminhando com Shakespeare e Verdi para a eternidade. Quem não tem gratidão não tem caráter. A vida é curta para quem não sabe que viver é longe, é perto, é eterno  Nem sempre nos damos conta do quanto somos bons Comics. Fracassados jamais se magoam... Mas ser feliz é uma condição divina. Humana. Portanto faça com que suas emoções tenham asas. Tenham honra. Tenham nome. E se este não te representa, mude também de pronome!
Mudei para continuar a ser o mesmo. Afinal, eu ainda sou um pássaro que não se permite engaiolar. God. Dog. Bird. Não seja o destino que te deram... Seja aquele que conseguir ser. Porque você é aquilo que escolhe para viver. Quando a sua verdade é maior que você, e de braços abertos afagas o mundo, então tornastes parte do mundo. Não és mais um esmagado. Tornastes real.

“Quando eu piso em folhas secas caídas de uma mangueira, penso na minha escola e nos poetas da minha Estação Primeira...” Mangueira. Cartola. Dona Zica. Zicartola. Guilherme de Brito. Nelson Cavaquinho. Folhas Secas. Flor de liz. Elis. Jamelão. Encarnação.


CONTACT BETTO BARQUINN:


O INDELÉVEL ESMAGADO™ © copyright by betto barquinn 2010
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

  1. Maravilhoso,Betto! Quanto mais eu leio os seus textos, mais aprendo a te amar. Muito bom, garoto! Sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM