TOSCA






Esta noite saí para assistir a ópera “Tosca”, de Giacomo Puccini, e acabei sentindo-me como Floria Tosca, ao ver-se encurralada entre o amor de seu Mário Cavaradossi e a paixão do Barão Vitellio Scarpia. Naquele instante, a vida passou por mim em três atos. O trágico tornou-se um sinuoso traço descendente no infortúnio da minha biografia. E parado no tempo, entre o ser e o não ser, cheguei a seguinte conclusão: Todo amor fortalece. E todo amor absoluto fortalece absolutamente. Porque não existe outra forma de amar senão amar profundamente. O que sobra disso tudo é paixão. Amor é a eternidade caminhando para o infinito. Paixão, não. Paixão fica aqui mesmo. Nasce e morre com o homem. O amor, não. Amor é sentimento dos anjos, dos santos, dos beatos, dos homens de boa fé. O amor é o único sentimento que nos acompanha quando nascemos e vai embora conosco quando morremos. O amor não é desse mundo. O amor não termina aqui. Nasce na alma das pessoas. Vai e volta com elas. O amor é o maior desafio do homem, porque é aquele que diz: “Conhece-te a ti mesmo”. Uma vez descoberto quem somos, não voltamos atrás um milímetro, porque a verdade sobrepõe-se a qualquer desafio. Por isso, do alto da minha pequenez, eu me olho e me envergonho. Alguém morreu por mim na cruz. E nessa mesma cruz, lavou o mundo com seu sangue, e eu me orgulho tão pouco disso, que continuo pecando descaradamente, sem enxergar a verdade parada a minha frente. Eu sou fraco. Decididamente: valho muito pouco ou quase nada. Eu sou o nada disfarçado do tudo e sou o tudo disfarçado de nada. Sou aquilo que não sou. Idolatro um ser que desconheço.       


Eu me sinto denso e me sinto extenso. Como se uma força contrária a mim, viesse com tanta força, e me atropelasse. Não sou o tipo de pessoa que veio ao mundo a passeio. Sinto-me tão responsável por tantas coisas, pelo destino íntimo de tanta gente, que se parasse agora de pensar como penso, e me transformasse naquilo que não sou, somaria desilusões a todas as minhas perdas. Eu sou uma pessoa comum e quero continuar sendo assim. Não quero me prender ao luxo e a riqueza de uma vida amparada na matéria, que sumariamente, não apóia ninguém. Porque a matéria morre. Os tesouros desse mundo são tão passageiros, que o sujeito apodrece antes mesmo de morrer. Eu vejo muito apego ao inapegável. Vejo pessoas sendo leiloadas no âmago do ser. Vejo sentimentos sendo rotulados como se a “pessoa”, o “sujeito”, o “indivíduo”, “o ser invisível e imaterial” que ocupa aquele corpo, não existisse. Sentimentos são banalizados a três por dois. O que o outro sente é tão importante para alguns quanto uma folha seca. Vejo pessoas se perderem no abismo de si mesmas. E uma vontade incontrolável de menosprezar o sentimento do outro. A humanidade tornou-se um personagem mórbido, que insiste em gozar vendo o outro sofrer. Nada mais importa. Viver virou uma crucificação diária. Os bons sentimentos, os encontros e desencontros da vida, o diálogo, o afeto, o aperto de mão, a soma de tudo que somos, virou peça de museu. Qualquer coisa que se prove em contrário, é tão contraditório, que me leva a uma enxaqueca profunda. Minh’alma sofre toda vez que me vê assim. Nasci para ser útil à humanidade inteira. Servir é o meu objetivo mais íntimo. Sou um operário da arte, assim como sou um servo do labor diário do pensamento. Não me separo de mim um só instante, e mesmo assim, quanto me desconheço. Sei que há em mim uma matéria imaterial, algo que me fortalece, pelo simples fato de existir antes e depois de mim. Eu não sou isso que veem. Eu não sou  esse boneco de carne e osso, que às vezes sente frio, às vezes sente calor, às vezes tem dor de dente, às vezes nem sabe o que sente, às vezes chora copiosamente, com medo de apagar a luz e descobrir que a escuridão é ele mesmo. Nunca tive medo de mim. Nunca tive receio de ficar comigo. Mas ultimamente ando tão cansado desta vida, tão irritado com a inércia que se nos apresenta, como se a vasta enxurrada da humanidade desaguasse no terreno infértil das paixões. Eu vim à Terra por amor. Voltei para o lamaçal das perplexidades humanas, porque desejei ser feliz, fazendo o outro feliz. Porque para mim felicidade é isso. Quando eu morrer não vou levar daqui senão a mim mesmo. Sou o reflexo da dor no espelho d'água. Sou um homem cheio de ferida. Mas não me prendo a ela. A tristeza é a única coisa que não me pertence. Não sofro por intermédio da dor. Sofro pela incoerência, pela total falta de decência, por viver num mundo que troca seis por meia dúzia. O meu sofrimento encaro com esperança. Se aqui dói, tomo um analgésico que passa. Às vezes em marcha lenta, noutras em alta velocidade, mas com o mesmo objetivo com que fui criado: ser feliz proporcionando ao outro o que o meu espírito tem de melhor. Porque o meu pior, aquilo que em mim execro, guardo no escaninho de minh'alma: para um dia olhar dentro de mim e perceber que todo lixo que juntei, vida após vida, foi parar num monturo que não me pertence mais.             

Tosca morre no final. Cavaradossi e Scarpia também. E eu, como todo sobrevivente que se preza, ainda estou aqui: juntando os meus pedaços espalhados ao chão.



TOSCA ™ ©  copyright by betto barquinn 2011
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

  1. Betto, o seu equilíbrio emocional e a sua capacidade de interagir com o mundo, fica claro nos seus textos. Você é capaz de criar personagens tão humanos, que o leitor fica achando que eles são de verdade. Que mente grandiosa você tem, menino! Vida Longa ao Rei! Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM