50 YEARS OLD







Hoje completei 50 anos. 50 enganos. 50 desenganos.

Hoje completei 50 acertos. 50 erros. 50 tombos. 50 tropeços.

Hoje completei 50 carnavais. 50 natais. 50 primaveras. 50 sementes. 50 cents. Se fosse casado comigo mesmo, faria Bodas de Ouro. Se fosse no século passado: seria um velho de 50 anos.

Hoje acordei mais velho. Olhei-me no espelho e enxerguei-me mais jovem do que realmente sou. Hoje faria 50 plásticas. Furaria meu rosto com 50 agulhas de botox. Enrijeceria 50 músculos. Tomaria 50 anabolizantes. Hoje colocaria 50 fios de ouro na cara. Mudaria a cor dos olhos umas 50 vezes. Ficaria mais branco ou mais preto. Tanto faz. Hoje apagarei 50 velas. Meu bolo nas mãos de Nero: colocaria fogo em Roma. Hoje é dia de festa. Preciso comemorar o que me resta. Sei que há muita vida lá fora. Mas esta aqui, pontilhada por 50 anos, não volta mais.

Hoje completei a minha metade de hora. E agora sou um homem ao meio. Sinto-me um jovem de meia idade. Mas quantos velhos de 100 anos você vê andando por aí? Muito poucos; imagino. A metade deles: “O Vento Levou”. A outra metade, o Alzheimer apagou da memória, seus tempos de glória. Esta é a rima suja da vida que diz que o melhor é beber para esquecer. 

Sou um homem ao meio. A outra metade: completo um dia. Completo talvez. Mas por enquanto, sou um homem ½ contente, ½ feliz, ½ rabugento, ½ confuso, e nada resolvido. Não sou 100% de nada. Sou 50% de coisa alguma. Não sou jovem. Não sou velho. Sou alguma coisa entre o ser e o não ser. Sou o vocábulo esquecido no ‘Aurélio’. A década de 50 sem ‘The Beatles’. Sou a estrada que está na metade do fim. Sou o início da queda da montanha russa. Sou “50 Contos de Machado de Assis”.

A outra metade da laranja: sou eu. A metade de 100. O dobro de 25. O número que soma 10 ao 40. Assim sou eu aos 50.



50 YEARS OLD ™ ©  copyright by betto barquinn 2011
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM