UM SUJEITO CHAMADO ALFABETO





A é a letra mais animal que conheço. Tem que ser muito bom para ser um "A". O "A" é a letra primeira do alfabeto. O "A" é esperto. Tem que ser muito bom para ser a primeira letra do alfabeto.

B é aquela letra que vem depois. É a segunda letra do alfabeto. Tem que ser muito besta para não reconhecer que o "B" é uma gueixa. Posso te dar um beijo, deixa? Dos meus beijos o "B" nunca se queixa. Sim, eu acho que o "B" é uma gueixa.

C é um pobre coitado: vive de lado. Não tem a coluna reta: sofre de cifose. O "C" é a terceira letra do alfabeto. O "C" é comunista. Ser "C" não é fácil, não. Ser "C" dá um trabalhão danado. O "C" vive de lado. Ser "C" é a maior confusão.

D só vive doente. Ou é espinhela caída ou é dor de dente. O "D" nunca está contente. O "D" é a quarta letra do alfabeto. O "D" faz pouco caso de tudo. Ser "D" é doloroso demais.

E concorda com tudo. "E" é a quinta letra do alfabeto. O "E" não tem opinião própria. É maria vai com as outras. O "E", sabe como é: puxa o saco de todo mundo. O "E" é excêntrico.  O "E" é cheio de defeito, mas é meu amigo. O "E" é um perigo, mas eu gosto dele. O "E" é um eufemismo. O "E" não é mole, não.

F é fofoqueiro. Vive falando da vida dos outros. O "F" adora confusão. Dia desses falou mal da Maria. Noutro, falou mal do João. O "F" vai acabar se dando mal com tanto mexerico. Disse que fulano tem cara de pinico. Disse que ciclano é cara de mamão. O "F" é a sexta letra do alfabeto. O "F" não é nada seguro. Não fala mal dos outros por mal, não. O "F" é uma criança grande. O "F" é um adulto que esqueceu de crescer. Ele quer ser meu amigo, mas como sei que ele é um perigo, vou esperá-lo amadurecer.    

G é muito gente. É o tipo de letra que dá gosto conhecer. "G" é o maior barato. Às vezes me traz um presente. Às vezes diz coisas que ninguém poderia dizer. O "G" é muito inteligente. Tem o QI acima da média. O "G" está no topo do mundo. Pode ser tudo que quiser ser. O "G" é a sétima letra do alfabeto. O "G" é o amor em doses homeopáticas. Além disso o "G" é rico em moral. O "G" é tão bonzinho, que não faz mal a ninguém. O 'G" não é capaz de matar uma barata. O "G" não bate em mulher nem com uma flor. O "G" é um cavalheiro. O "G" é um gentleman. O "G" é uma alegria que dá gosto. O "G" adora poesia. O "G" nasceu para amar.

H é muito humano. O "H" vive em nome do amor. Sempre traz uma palavra amiga. Por isso que o "H" é uma letra muito querida. Porque o "H" tem bom coração. Se sabe que alguém está doente, se vê um amigo passando necessidade, o "H" logo aparece com um alento. O "H" não gosta de fuzilamento. O "H" ameniza qualquer sofrimento. O "H" é uma benção na vida da gente. O "H" é tudo aquilo que me deixa contente. O "H" é a solução do problema. O "H" é bom até debaixo d’água. O "H" é a oitava letra do alfabeto. O "H" é a letra mais calma que conheço. O "H" é samba-canção.   

I é impetuoso. Adora aventura. Adora inclusão. É o tipo de letra que insiste em fazer o bem. O que não pode fazer sozinho, já que uma andorinha só não faz verão, o "I" junta todo mundo e faz a coisa acontecer. O "I" é a nona letra do alfabeto. O "I" tem superpoderes. O "I" conquista todo mundo. O "I" é amor em forma de perdão.

J é coisa rara. Por isso que juventude começa com "J". O "J" tem essa força de viver, essa vontade de crescer, esse jeito doce de desbravar o mundo, essa felicidade que transborda da alma, e que enche de alegria a vida da gente. O "J" é a décima letra do alfabeto. O "J" é um sujeito decente. Fala bem de todo mundo. O "J" tem um jeito moleque. O "J" é a maior diversão.

K é um sujeito-cabeça. Sabe tudo de todas as coisas. O "K" adora literatura. O "K" é doutorado em pintura. Toda vez que preciso de luz, corro para ele. Tudo aquilo que preciso aprender, ele me ensina. Já passamos o dia inteiro falando de poesia. Já corremos o mundo nas páginas de um livro. Já atravessamos a noite conversando sobre filosofia. Foi ele que me apresentou Carlos Drummond de Andrade. Foi ele que me deu de presente Luís de Camões. O "K" lê um livro por dia. O "K" diz que uma pessoa que não lê, apreende muito pouco da vida. O "K" é a décima primeira letra do alfabeto. O "K" é um bom exemplo. O "K" é um mergulho na alma. O "K" me acalma. O "K" é meu irmão.  

L é um cara legal. Seu abraço é tão forte e apertado, que arranca a alegria de dentro da gente. Sempre me aconselho com o "L". Ele sempre tem algo a dizer. Se é briga, ele aproxima. Se é tristeza, ele alegra. Se é solidão, ele fica ali do lado, até a gente adormecer. O "L" é a décima segunda letra do alfabeto. Sinto-me muito seguro ao lado do "L". Trago-o sempre aqui: grudado no peito. O "L" pulsa junto com as batidas do meu coração. O "L" é bom com todo mundo. O "L" é um amigão.

M é um menino. "M" é uma menina. Se está apaixonado por um homem, ama esse homem. Se está apaixonado por uma mulher, ama essa mulher. Dizem que o "M" é bissexual. Mas não me levem a mal: para mim o "M" é simplesmente ele mesmo. Ou seja, o "M" é a décima terceira letra do alfabeto. O "M" é fiel ao seu desejo. Faz aquilo que quer. Pouco me importa se o "M" gosta de homem. Pouca me importa se o "M" gosta de mulher. O "M" é meu amigo. Por ele boto a mão no fogo: sem titubear. Por ele eu pulo a fogueira: sem medo de me queimar.

N é negro de todo. Ele mergulha na alma da gente, e fica com aqueles olhinhos de fora, sorrindo para o  branco dos dentes. O "N" é um menino cor de jabuticaba. O "N" é a décima quarta letra do alfabeto. O "N" é gente de verdade. O "N" é tudo que eu quero ser. Eu adoro o "N"! Ele sempre chega assobiando uma canção. Ele sempre vem de bem com a vida. Eu nem sei se o "N" sabe o quanto é querido. Só sei que amo-o de paixão.

O é ótimo! Sabe contar cada piada de arrepiar os cabelos. O "O" está sempre sorrindo. O "O" parece um menino. O "O" é minha alegria. O "O" é a décima quinta letra do alfabeto. O "O" é muito engraçado. O "O" devia ser comediante. Eu tenho uma opinião sobre o "O": acho que ele dá nó em pingo d’água. Acho que ele é extraterrestre. Acho que ele não é desse mundo, não.

P tem boca de pato. Tem um bico meio chato. Nunca sorri. Nunca mostra os dentes. Mas ele não é antipático, não. É tímido como o sol que se esconde atrás da montanha. É ensimesmado. É introvertido. O "P" é a décima sexta letra do alfabeto. Eu gosto muito do "P". Ele está sempre em silêncio. Só abre a boca quando tem certeza. Só fala comigo quando não tem alguém olhando. Acho que o "P" é apaixonado por mim.     

Q tem gosto de queijo. É forte e encorpado. É chic que só. O "Q" quer o bem de todo mundo. Nunca vi o "Q" falando mal de ninguém. Foi o "Q" que me apresentou Michael Jackson. Foi o "Q" que falou o quanto o Rei do Pop era bom. O O "Q" é a décima sétima letra do alfabeto. O "Q" é assim: um sujeito quente para os dias frios. O "Q" é quentinho-quentinho. O "Q" tem gosto de mar.    

R é muito rabugento. O "R" reclama de tudo. Se a sopa está quente, ele diz que está fria. Se a gente coloca carne no feijão, ele diz que a comida estragou. Se a gente escolhe a sorte, ele prefere o azar. Acho que o "R" está de mal com a vida. O "R" precisa se apaixonar. O "R" é a décima oitava letra do alfabeto. E é bom que ele fique esperto, se continuar chato assim, vai acabar sozinho: Sem ninguém para amar. Melhor ele colocar o galho dentro ou abandonado vai ficar. Ontem o "R" disse que o rato roeu a roupa do rei de Roma. Mas não acreditei, não. O "R" não é nada confiável. O "R" é um sujeito mentiroso. Não confio nele, não.

S é sonso. Diz uma coisa: depois fala outra. O "S" coloca a gente em cada enrascada... O "S" é a décima nona letra do alfabeto. O "S" é sem-vergonha. O "S" é sujeito esquisito. O "S" só me trouxe problema. Disse que gostava de mim, depois mudou de ideia, e disse que me odiava. Não sei porque perco tempo com o "S". Não sei porque gosto dele assim. Mas o amor tem dessas coisas: o "S" é meu cadafalso. Não quero mais amar o "S", não.

T é tudo de bom. Tem um jeito engraçado. É até meio afetado, de tanta coisa maluca que inventa. O "T" é a vigésima letra do alfabeto. Um dia desses apareceu aqui em casa, vestindo uma roupa de pelúcia. No carnaval saiu vestido de argola, dizendo que estava fantasiado de bambolê. O "T" lava minh’alma. O "T" leva-me à gargalhada. O "T" é muito animado. O "T" é divertidíssimo. O 'T" é mesmo tudo de bom!

U tem cheiro de suco de uva. Doce, docinho como o quê. O "T" é a vigésima primeira letra do alfabeto. Eu gosto do "T" e você? Impossível não gostar dele, não é mesmo? Impossível deixar de amar.

V é vaidoso como Narciso. Passa horas à frente do espelho. Sempre pergunta se está bem vestido. É consumista, capitalista, materialista e emergente. O "V" é a vigésima segunda letra do alfabeto. O "V" gosta de tudo muito arrumado. O "V" é perfeccionista. Diz que sua casa é o seu castelo. O "V" não é nada humilde. O V adora ostentar.  

W é ‘waca waca’. Isso quer dizer que ele é para cima. Um sujeito alegre. Aquele que nunca coloca ninguém para baixo. Nunca vi o "W" zangado. Nunca vi o "W" chorar de tristeza ou de dor. O "W" é muito emotivo: mas só chora quando está contente. O "W" é a vigésima terceira letra do alfabeto. O "W" é uma benção de Deus. O "W" e uma declaração de amor. Gosto muito do "W". O "W" mora no meu coração.

X adora xale. O "X" só vive com frio. Às vezes está fazendo um calor de 40 graus, e o "X" passa todo agasalhado, dizendo que está gripado. O "X" não gosta de praia. O X não gosta de sol. Diz que nasceu no planeta errado. Diz que devia ter nascido no planeta gelado. Diz que preferia viver em Plutão. Seu sonho é morar em Caronte: a maior lua do planeta anão. O "X" é um garoto mimado. O "X" adora chamar atenção. O "X" adora ser diferente. O X adora xingar, mas diz que detesta palavrão.   

Y é a vigésima quinta letra do alfabeto. É com ela que se escreve ‘yellow’. É com ela que se pinta amarelo. "Y" é ‘yuppie’. É ‘young urban professional’. Um jovem profissional urbano, sim senhor. "Y" é o futuro do mundo. "Y" é um profissional renomado. "Y" segue as últimas tendências da moda. O Y é uma letra à frente de seu tempo. O "Y" é um jovem bem sucedido, que tem um medo danado de envelhecer.

Z é listrado como a zebra. Nunca se sabe se ele é preto de listras brancas ou se ele é branco de listras pretas. O "Z" detesta preconceito. O "Z" se adapta a qualquer situação. Por isso que ele é a décima sexta letra do alfabeto. Preferiu ficar por último, porque não gosta de aparecer. Se anda com pobre, come e dorme na casa de pobre. Se anda com rico, come e dorme na casa de rico. O "Z" é cidadão do mundo. Sua vida não tem fronteiras. Seu porto seguro cabe em qualquer lugar. O "Z" é um sujeito decente. O "Z" é o que eu quero de ser quando crescer. Ser "Z" não é para qualquer um, não. É preciso ser muito gente para ser "Z". É preciso ter a alma saudável. É necessário ter o espírito correto. Ser "Z" é a melhor coisa que qualquer um de nós pode ser.





            
        
CONTACT BETTO BARQUINN:


UM SUJEITO CHAMADO ALFABETO™ © copyright by betto barquinn 2011
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM