VINGANÇA



Hoje o telefone tocou e alguém do outro lado da linha me recitou poesia. Falou-me de Clarice Lispector, de Carlos Drummond de Andrade, de T.S. Eliot. Depois passou para Shakespeare, Fernando Pessoa e Ferreira Gullar. Hoje o telefone tocou. Fazia mil e duzentos dias que não tocava. E eu ali, parado, esperando o telefone tocar. Lembrei-me de Manuel Bandeira e de Friedrich Schiller. Recordei-me de Olavo Bilac e de Gonçalves Dias. E do outro lado da linha, aquela voz ofegante, me recitava poesia. Contou-me sobre Mário Quintana. Apresentou-me a poesia simbolista de Jean-Nicolas Arthur Rimbaud. Presenteou-me com Lya Luft. Deliciou-me com Filippo Tommaso Marinetti. Ouvi mais Lêdo Ivo e Bashô Matsuo. Mas o que me encantou foi ler Li Po. Conheci Dante Alighieri. Apaixonei-me por Dostoiévski e Nietzsche. Aprendi a amar Pablo Neruda. Descobri Ascenso Ferreira, que eu amo tanto. Mas não me esqueço de: Johann Wolfgang von Goethe. Fiquei perplexo ao escutar João Cabral de Melo Neto. Fiquei perplexo ao ouvir Vladimir Maiacóvski. E o que considero poesia, Lupicínio Rodrigues, por amor ou por vingança, não quis mais me falar de Florbela Espanca. Encantei-me com Augusto dos Anjos. Mas não ouso repetir o que disse-me Paulo Leminski. Porque tenho medo de Quevedo: Francisco de Quevedo Villegas me dá medo. Miguel de Cervantes e Sor Juana Inéz de la Cruz, hambre. O telefone ficou mudo. Comecei eu mesmo a ler poesia. Li Álvaro de Campos. Li Cecília Meireles. Li Murilo Mendes. Li Cézar Vallejo. Depois do outro lado da linha, a voz que emudecera, voltou. Era de novo o som do mundo. Do outro lado do mundo. Ah, samba e poesia. A cotovia. Há, todavia. Então recitou-me Luíz de Camões. Reconheci no tom de sua voz que se tratava de Cruz e Souza. Mas o que me fez chorar tinha a alma de Castro Alves. Um gosto de doce nas mãos. Um toque de paladar nas palavras. Hoje o telefone tocou e lá estava: Alejandra Pizarnik e mais nada.                 

Eu também perdi o rumo em algum momento da vida: Pero aquí estoy e aquí me voy a quedar.


        CONTACT CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:

VINGANÇA™ © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2011
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS

Comentários

  1. Oi Betto! Você tem um talento tão grande que fica claro que você é um ser humano mais que especial. Sucesso, garoto! Abs!

    ResponderExcluir
  2. Heloisa Cardoso de Morais20 de julho de 2011 às 21:43

    Lindo de viver, Betto! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, cara! Você é um gênio! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Você é mágico, Betto! Parabéns por ser esse homem tão íntegro, tão lindo, tão talentoso, tão genial. Amei o texto, gatinho! Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM