O LEÃOZINHO






Quando eu era guri, ia todas as tardes ao jardim zoológico, depois da escola. Chegava em casa correndo, jogava a mochila na cama, deitava no chão, e ficava olhando para o teto, imaginando como seria quando lá chegasse. O animal que mais gostava era o leão. Tinha um leãozinho que devia ter a minha idade. Uns quatro ou cinco anos e nada mais. Talvez seis ou sete, não sei. É... Uns oito ou nove e nem um segundo a mais. Sei lá... Eu tinha três anos. Éramos vizinhos do parque onde ficava o zoológico. Mamãe arrumava-me todo. Brilhantina no cabelo, roupa de festa, tênis de mola e uma frasqueira disfarçada de sacola. Nela levava doces. Muitos doces. Tinha algodão-doce, paçoca, pirulito, brigadeiro, sorvete, suspiro, torta de limão, maria mole, pé de moleque, cocada, maçã do amor, caramelo, pipoca e bala de goma. O leãozinho adorava! Ele não podia comer. Era proibido alimentar os animais. Mas ele comia. Dava escondido. Colocava as guloseimas no bolso e ia dando aos pouquinhos. Se via o guarda do parque: disfarçava. Se via uma criança, doava-lhe umas balinhas de chocolate, para ela dar ao leão. Tinha outro animal que eu adorava: a foca. Ela mandava beijo e batia palma para mim. Eu cantava “Parabéns a você” e ela rodava. Eu cantava “Atirei o pau no gato” e ela sorria. O parque era uma alegria. Além do zoológico tinha um circo. Mas eu preferia ficar com os bichos do zoológico do que com os bichos do circo. Naquela época era assim: bicho no picadeiro. Hoje parece improvável. Todo mundo sabe que circo não é lugar de animal. Animal no circo só se for o bicho homem. O circo era uma festa. Tinha até um leão. Mas esse era velho, cansado, parecia um gato molhado. Não rugia, não sorria, não dava a patinha, não brincava de 'passar anel' ou de 'bão-balalão, senhor capitão'. Era feio, sujo, esquisito. Tinha também elefante, macaco, cavalo, cobra e um coelho que saía de uma cartola de mágico, junto com uma pombinha branca. Mas era deprimente. O circo foi feito para gente. Bicho fica enjaulado. Aparece no picadeiro e some. Bicho no circo é errado. Bicho no circo não é bom, não.

Meu leãozinho, ao contrário do leão do circo, era ágil. Corria, brincava, pulava, abanava a calda, tinha uma juba enorme e gostava de mim. Era meio vermelho, meio laranja, meio amarelo, sei lá... Tinha cor de vida, de esperança, parecia um rei. Ficávamos juntos até o zoológico fechar: lá pelas cinco da tarde. Ali, eu estudava. Ali, fazia o dever de casa. No parque larguei a chupeta. No parque abandonei a mamadeira. Passei a comer de tudo no parque. Mamãe preparava comida para mim e para o leão. Se comia uva: o leãozinho comia também. Se comia laranja: era uma banda para mim e outra para ele. Se comia espinafre: dividíamos como se fôssemos irmãos.

Ainda hoje amo o meu leão. Não tenho tempo para vê-lo, mas amo assim mesmo. Quando volta à Porto Alegre não passo um dia sem mimá-lo. Hoje vivo no Rio de Janeiro, lugar difícil para um forasteiro como eu, que do Rio Grande partiu, em busca de um sonho. Realizei o sonho, casei, tive filhos, fiz fortuna, descasei. Talvez um dia eu volte para minha terra querida, compre um sítio no parque, plante semente de abacate, case de novo, tenha mais filhos, e leve o leãozinho, que agora é leãozão, para morar comigo. Nessa história só tem um perigo: Descobrir que o paraíso ficou do lado de cá.








O LEÃOZINHO™ ©  copyright by betto barquinn 2011
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

  1. Que lindinho, Betto. Como você escreve bem, querido. Muito fofo esse texto. Deus abençoe. Vou lê-lo para o meu filho. Você devia escrever também para crianças. Estou aqui feliz da vida. Muito bom começar o dia lendo Betto Barquinn. Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Luana Bulhões de Carvalho9 de setembro de 2011 às 15:12

    Muito doce o texto, Betto. Você é meu escritor predileto, lindo! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Mágico, Betto. O seu blog é mágico! Felicidades, amigo. Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM