LOUD POCKETS






Toda vez que estava com insônia, o patrão caminhava por Lower Manhattan com um rosário na mão. Ele não era homem de andar com as mãos abanando. Tinha os bolsos altos: cheios de dinheiro. Sempre carregava alguma coisa: um dólar, um cigarro, uma faca, um baralho, uma caneta, um chicote, um cinzeiro, uma arma. Era um homem solitário. Tinha muito dinheiro e ninguém para ajudar a gastar. Era chato ser rico nessas circunstâncias. Tinha tudo que queria: menos amor. Depois de três casamentos fracassados, decidira ficar só. Mulher agora: só como passatempo. “Tinha o dedo podre para o amor” dizia. Por isso caminhava: Para tentar entender porque nada dava certo em sua vida. O dinheiro herdara do pai: um banqueiro mal caráter que enriqueceu explorando a boa fé dos papalvos. A mãe morrera vítima dos excessos do álcool. E a esta hora deve estar no céu dos suicidas, implorando ao diabo que tenha piedade de nós. Digo nós porque eu ficava por ali: horas limpando, outras observando, tentando ver se caia alguma moeda no chão. Moeda esta que poderia vir, assim que terminasse de lamber a sola dos sapatos do patrão. Ele de vez em quando me dava um agrado. Um petisco ou outra coisa de comer. Embora não tratasse bem os empregados: a mim ele queria como um irmão. Eu era como se fosse da família. Dia desses até me trouxe um pedaço de carne, vejam só! Fora jantar num restaurante da moda e sobrou um filé bem tostadinho, que ele trouxe para mim: Seu empregado fiel. Dessa vez não era o cachorro que ganharia um naco de carne. Era eu que comeria o suculento bifão! Esse deve ter sido o dia mais feliz da minha vida: Chorei copiosamente por horas. Chorei até pela boca do estômago: Cada um chora por onde tem saudade. Ganhar o filé que passou pelo prato do patrão é melhor que ganhar três vezes na loteria. ‘O resto do prato de alguém tão importante assim é uma iguaria dos deuses!’ – pensei. Mas estava enganado. Só percebi o quanto era humilhado, no dia que  ele surrou-me até às três da manhã. O motivo: Esqueci de encher as forminhas de gelo. Ou melhor: de água. Naquela noite o patrão ficou sem o seu ‘on the rocks’. Mas isso é outra história. Melhor falar sobre ele: meu querido, amado, adorado patrão.


O patrão é o homem mais rico da cidade. Quando está sem sono, pega o elevador e vai da cobertura ao térreo em cinco segundos. Depois caminha pelo Soho até o sono chegar. O patrão foi casado com três sanguessugas, que após a separação, tiraram dele até o elástico das cuecas. Mas como dinheiro para ele nunca foi problema, pagava sem reclamar. Acontece que o patrão nunca soube amar. Nunca estava em casa. Nunca fazia um carinho. Só gostava de humilhar. Aquela que seria a sua primeira esposa, suicidou-se dois minutos antes do casamento. Deixou uma carta dizendo que preferia morrer à casar-se com aquele lixo. O “lixo” em questão, segundo ela, era meu querido patrão. Isso deve tê-lo traumatizado. Afinal de contas, coitado, depois do vexame inconteste, ficou amoadinho, amoadinho. Eu teria todos os motivos para odiá-lo. Ele às vezes me bate. Mas eu não digo nada: O patrão tem sempre razão. Se eu tivesse dinheiro também batia. Se eu tivesse dinheiro: humilhava meus empregados. Se eu tivesse dinheiro: traria filé com fritas numa quentinha, cuspia dentro, e mandava meu empregado predileto comer. Seria divertido. Se eu tivesse dinheiro: faria o mesmo que ele fez comigo.     


Ontem o patrão foi encontrado morto na rua. Certamente em uma de suas crises de insônia, saiu e sucedeu o ocorrido. Eu estava dormindo. Não sei quem matou ele, não. Eu sou só o mordomo. O mordomo é sempre o culpado? Eu sou inocente! Larguem-me!  


Está bem, eu confesso:


– Fui eu quem matou.



LOUD POCKETS™ ©  copyright by betto barquinn 2011
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

  1. Muito maneiro "Loud Pockets", Barquinn. Você é um grande escritor. O maneiro é que você escreve muito parecido com jovens escritores europeus, que na literatura e na música, vêm se despontando no panorama artístico internacional. Tenho certeza que com você não será diferente. As coisas boas, vindas de artistas iluminados como você, rompem fronteiras. Só me resta dizer: Sucesso! E que Deus te abençoe, irmão. Porque o resto você constrói sozinho. Muito bom! Abs!

    ResponderExcluir
  2. Você me deixa sem palavras, Betto. Tanto talento junto me deixa boquiaberta. Adooooooooooooro os seus textos, gatinho! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM