YERUSHALAYIM SHEL ZAHAV




ירושלים של זהב


Eu tenho revisitado velhas ideias, que acabam me desnudando, e me vestindo, transformando-me em uma outra coisa. Hoje abri uma janela, que deu em um lago, que deu em um oceano, que deu em um deserto, e acabou jogando-me em uma piscina. No fundo da piscina havia uma porta. Ao abrir a porta caí em um precipício. Do precipício fui parar na Hélade. Chegando lá me enchi de Platão até o céu da boca. Minutos depois já estava em Atenas. Daí para sair do lado avesso do mundo foi um pulo. Eu abri uma porta que deu em Dioniso, que deu em Hades, que deu em Hera, que deu em Zeus, que deu em Eros. Havia um jardim em mim. Algo como o jardim das Hespérides. Espero não estar a falar grego. Ou melhor, espero não estar a ser presente de grego. Entretanto havia o Cavalo de Troia. Era eu o estratagema da Ilíade de Homero. Era eu a Odisseia.

Eu tenho revisitado velhas ideias, que acabam me vestindo, e me desnudando, transformando-me em uma outra coisa. Hoje abri uma porta, que deu em latim, que deu em dalmático, que deu em eslavônio, e acabou jogando-me em aramaico. No fundo do aramaico havia uma janela. Ao abrir a janela caí em um labirinto. Do labirinto fui parar em Israel. Chegando lá me enchi de Salomão até o céu da boca. Minutos depois já estava em  Jerusalém. Daí para sair do lado avesso do mundo foi um pulo. Eu abri uma porta que deu no Templo Sagrado do Monte de Moriá, que deu na Arca da Aliança, que deu na Torá, que deu no Muro das Lamentações, que deu na Torre de Davi. Havia um cemitério judaico do período Helenístico em mim. Algo como o Túmulo de Absalão. Espero não estar a falar iídiche. Ou melhor, espero não estar a escrever em hebraico. Entretanto havia “Shalom”. Era eu o legado da paz do Rei Salomão. Era eu Jerusalém.   

Eu tenho revisitado velhas ideias, que acabam me montando, e me desmontando, transformando-me em uma outra coisa.

Hoje durmo grego e acordo judeu. 

ירושלים של זהב







CONTACT BETTO BARQUINN:


YERUSHALAYIM SHEL ZAHAV™ © copyright by betto barquinn 2012
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM