VALE A PENA



Uma história real:

Hoje, ao iniciarmos o culto do Evangelho no Lar, coisa que minha família e eu fazemos toda quinta-feira, eis que chegou-nos uma página que emocionou-nos profundamente. Do livro “Vigiai e Orai”, — psicografia do irmão Carlos A. Bacelli, pelo Espírito Irmão José, — fomos agraciados com a seguinte reflexão:

“Existem pessoas que não são capazes de sacrificar-se por ninguém! Não são capazes de deixar de ir a uma festa para atender um amigo. Não são capazes de renunciar a algumas horas de sono para prestar um favor. Não são capazes de rever uma posição, para cederem certas regalias, repartindo privilégios. Não são capazes de considerar o outro como uma extensão deles mesmos. Chamam o próximo de irmão, mas o tratam como a um estranho. Essas pessoas, quando a necessidade se lhes bate à porta, são as primeiras a se valerem da generosidade alheia. Transvestem-se de humildade, mas se rebelam quando não são atendidas de imediato. Esperam dos outros o que nunca deram a ninguém”.

O estudo de hoje de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, — foi o capítulo XII — “Amai os Vossos Inimigos”. Estudamos o item de número I (Pagar o Mal com o Bem), o item II (Os Inimigos Desencarnados) e o item III (Se alguém Vos Bater na Face Direita, Apresentai-lhe Também a Outra).  

O culto do Evangelho no Lar consiste em reunir a família espírita em torno de um bem comum, que é orar por todos os filhos de Deus. É feito uma vez por semana, no dia e na hora que seja melhor para todos os envolvidos (desde que seja sempre no mesmo dia e no mesmo horário); é escolhido um cômodo silencioso da casa, e uma vez reunidos, pede-se a proteção de Deus através de uma prece de abertura, depois é lido um dos livros da coleção “Fonte Viva”, — psicografados por Francisco Cândido Xavier, — pelo Espírito Emmanuel: “Caminho, Verdade e Vida”, “Pão Nosso”, “Vinha de Luz”, “Fonte Viva”, “Ceifa de Luz”, — ou qualquer texto ou prece, — que como o “Pai Nosso”, ensinado pelo Cristo, — purifique as nossas vidas. E em seguida, lê-se o “Evangelho Segundo o Espiritismo”, — ditado a Allan Kardec pelos Espíritos Superiores (cada semana lê-se um pedaço d'um capítulo), conversa-se um pouco sobre o que foi estudado, agradece-se a Deus e aos Bons Espíritos pelo ensinamento edificante, faz-se uma prece de irradiação; pedindo bençãos para os irmãos encarnados, ou seja, todos nós que ocupamos um corpo na matéria; então faz-se uma oração de agradecimento (aqui em casa fazemos a Prece de Caritas); e termina o culto do Evangelho no Lar. É muito simples, faz muito bem ao corpo e a alma, equilibra o nosso campo espiritual, limpa a nossa casa, e acima de tudo abençoa a nossa vizinhança, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso país, nosso planeta, e todo aquele que em uma das muitas moradas da Casa de nosso Pai, dá vida a um corpo físico. Quem mora sozinho também pode fazer. É só seguir o que foi dito acima. Faça! Te fará muito bem.

Àquele que sofre, saiba: Deus está convosco.

Deus abençoe.



Prece de Caritas

Deus nosso Pai,
que Sois todo poder e bondade,
dai força àqueles que passam pela provação,
dai luz àqueles que procuram a verdade,
e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus,
dai ao viajor a estrela Guia,
ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
Pai,
dai ao culpado o arrependimento,
ao espírito, a verdade,
à criança o guia,
ao órfão, o pai.

Senhor,
que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e
esperança para aqueles que sofrem.
Que Vossa bondade permita aos espíritos consoladores,
derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.
Deus,
um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a Terra,
deixai-nos beber nas fontes fecundas e infinitas, e
todas as lagrimas secarão,
todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha,
nós Vos esperamos com os braços abertos.
Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição,
E queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.
Deus,
Dai-nos a força no progresso de subir até Vós,
Dai-nos a caridade pura,
Dai-nos a fé e a razão,
Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas,
O espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.


CONTACT BETTO BARQUINN:


VALE A PENA™ © copyright by betto barquinn 2012
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETERNAMENTE ANILZA!

PRESSENTIMENTO

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM