VOTA BRASIL!
“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. (John Donne).
Votar é algo tão importante, que enche de orgulho todo cidadão consciente. Consciente de que é ele que pode mudar o presente, e fazer do futuro do país, algo que seja bom para todos. É uma dádiva ter a liberdade de votar em quem se quer. A democracia nos permite isso, porque lutamos dia a dia para que ela seja preservada com toda a sua pujança. Voto é força de decisão. Voto é sabedoria. Voto é a razão levada ao mais alto grau de discernimento. Porque isso é democracia. E a democracia não mede esforços para fazer o que é certo. Pois a democracia humaniza o homem. Cada um cuidando do seu espaço. Cada um deixando limpo o seu quintal, para que outros venham, e desfrutem de uma casa, de um bairro, d’uma cidade, d’um estado, d’um país onde haja estado de bem-estar social.
Durante todos esses anos, foram muitos percalços até chegarmos ao ponto atual da nossa História. No passado só os coronéis e seus lacaios, imperadores, latifundiários, o clero, os burgueses, os endinheirados, que tinham poder de decisão, fazendo da política o palco do clientelismo. Agora, não. Negros, mulheres, gente do povo, a classe C; cidadãos comuns de todas as etnias, raças e cores, têm o seu direito de voto garantido pela Constituição Federal de 1988. Por isso não venda o seu voto por um saco de ossos, uns míseros trocados, uma dentadura, uma cesta básica, a promessa de uma casa, ou seja lá o que for. Nada substitui a liberdade. Um país se faz com consciência política e justiça social. Somos capazes de mudar o mundo, porque cada um de nós tem um infinito de sabedoria depositado em si. Se a coisa anda mal das pernas, a gente busca a verdade, e manda a mentira embora. Vivemos num país rico. Rico de pessoas, rico de natureza, rico de exuberância, rico de sonhos. Somos uma potência mundial. Somos patrimônio da Humanidade.
O brasileiro é um povo tão inteligente, tão cheio de esperança, tão talentoso, tão trabalhador e com vocação para fazer o que é certo; que se unirmos forças, ninguém nos segura. O que falta aqui é cada um acreditar em si mesmo, apoiar o outro, torcer pelo bem de todos. Já vencemos muitas batalhas e ainda venceremos todas que virão. Um povo que saiu do nada, que é miscigenado, que consubstanciou a essência do negro, do índio e do branco, não pode sentir-se estrangeiro em terra própria. Que cada um de nós abrace o que lhe pertence e tome a posição que lhe cabe no Estado democrático de direito. A urna serve para isso. Votar é a chance de fazermos por nós aquilo que durante séculos ninguém quis fazer. O voto é a força soberana da liberdade de expressão. Sem Ditadura. Sem impossibilidade de melhorar de vida. Sem porta fechada ou destino traçado de maneira imutável. Hoje aquele que é pobre pode mudar a sua condição de vida. É só estudar, trabalhar, traçar os seus projetos para o futuro. Que futuro? A luta por direitos socias plenos.
Hoje podemos sonhar, ao contrário de ontem. Ao deixarmos a senzala do passado; porque de uma forma ou de outra todos nós fomos escravos da exploração do homem sobre o homem: também nos foi dado a chance de aprendermos a caminhar com as próprias pernas. Nos foi tirado muito ao longo da História deste país. Mas passo a passo, ano a ano, conquistamos cada vez mais o nosso lugar ao sol. Um Brasil se faz com brasileiros. Que cada um de nós possa hastear a bandeira de nosso país na janela de nossas casas e cantar com orgulho o Hino Nacional Brasileiro. O nosso Hino! O canto que ecoa pelos quatro cantos do mundo tem o idioma da nossa pátria. Que um dia possamos olhar para trás, e ver que deixamos para nossos filhos e netos, um país de gente decente. A História, seja ela qual for, a gente muda. Se não podemos apagar os erros do passado, podemos aproveitar a força dos ventos e navegar em direção ao porto seguro. Votar é isso. É acreditar em si mesmo e no outro. E depositar na urna a força da nossa esperança, sem esquecermos que o voto não termina no dia da eleição. Ele perdurará pelo tempo que durar o mandato de cada candidato. E daí subsequentemente, do presente ao infinito sem conclusão de curso, até a eternidade de nossas vidas. Quem colocamos no poder é o nosso representante universal. É ele que nos representará nas instâncias políticas e sociais deste país. E daqui para o mundo, porque como bem sabemos: “Nenhum homem é uma ilha”.
Eu amo o meu país. É nele que nasceram os meus amores: avós, pais, filhos, netos, agregados, amigos e conterrâneos. E é debaixo desta terra que está o corpo daqueles que me antecederam nesta empreitada. Portanto, se preciso for, honro esta nação e a memória daqueles que vieram antes de mim, com o meu sangue. Pois nada é mais justo aos olhos da democracia que defender os Direitos Humanos com a própria vida. Não queremos a política do pão e circo. Queremos qualificação profissional, comida na mesa de todos, moradia digna, saneamento básico, coleta seletiva e reciclagem de lixo, transporte não-poluente, segurança pública, educação, saúde, cultura, esporte, lazer, erradicação da epidemia de crack, fim do analfabetismo, da pobreza extrema, do trabalho infantil, investimento em desenvolvimento sustentável, planejamento econômico, ações ecológicas e sociais, bem-estar e proteção animal. Então, se queremos, façamos acontecer!
Eu voto limpo. Voto pelo voto consciente. Voto por um Brasil melhor.
CONTACT BETTO BARQUINN:
VOTA BRASIL!™ © copyright by betto barquinn 2012
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN
Comentários
Postar um comentário