DENTRO DE MIM



 



Era só uma mulher amarga com um 38 entre os dentes. Pensou em atirar, mas se deu conta da estupidez do ato. Ninguém resolve nada, saindo da vida pela porta dos fundos. Uma pessoa tem que aprender a se amar: mesmo que seja por pura teimosia. O maior esforço do ser humano é proteger-se de si mesmo. ‘Nenhum homem vale tanto sacrifício’ – pensou. ‘Nenhum amor é verdadeiro se faz a gente sofrer’. Até certo ponto é aceitável ser frágil. Agora, acabar com a própria vida, não tem nada haver com fragilidade: É burrice mesmo. Quem não é capaz de resolver os próprios problemas é um estorvo para a humanidade. A gente se arrasta pela vida, procurando uma saída. Todo mundo vive momentos ruins. Isso não quer dizer que não passem. Quando olhamos para trás, vemos que passamos por coisas, que na época achávamos indissolúveis. E agora estamos aqui, vivos, apesar das cicatrizes. Que um dia sumirão: todas as marcas do tempo esvanescem-se em si mesmas; feito arranhões. O objetivo da vida não é sofrer. Ninguém nasce ou morre por um capricho divino. Deus não é dado à brincadeiras de mau gosto. Tudo tem a sua hora e o seu lugar. Caso contrário, o ser humano já nasceria com o prazo de validade vencido. Mas, não. Nunca é tarde para aprender a ser uma pessoa melhor. E o melhor momento para começar é agora. Porque a eternidade só se manifesta no presente. 


Ela pensava assim. Era boa para dar conselhos. Mas quando se tratava da própria vida: era um desastre. Enfiava os pés pelas mãos. Unia-se a homens, que só em olhar, dava para perceber que eram pranchas de concreto jogadas ao mar. Espíritos à deriva. Ninguém é um porto seguro, se não sabe o que quer. Querer achar no outro a felicidade perdida, é mais insensato que apagar fogo com gasolina. Ou a gente é ou não é. Não se vive pela metade. Mas ela achava que seria amada se fosse insistente. Ledo engano. Desde que o mundo é mundo ninguém muda ninguém. O máximo que a gente pode fazer é tentar mudar a gente mesmo. Amar é buscar o melhor da gente dentro da gente. Redundante? Clichê? Pode ser. Mas ainda assim, não vejo nada aí que macule a verdade. Quanto ao outro: a gente estende à mão e oferece o braço. Se quiser vir: venha. As coisas fáceis não são de Deus.

 

Naquele instante, o 38 perdeu o sentido. Tirou o revólver da boca e guardou-o em local seguro. Amanhã o entregará às autoridades policiais. Porque só louco coloca uma arma entre os dentes. Respirou fundo. Ouviu Nicki Minaj cantar “Right thru me”. Assobiou. Dobrou os joelhos e agradeceu a Deus pelo dom da vida. ‘A gente erra o tempo todo, mas quando acerta, é preciso agradecer’ – concluiu. Seguiu vivendo um par de dias felizes e nunca mais pensou em se matar.

 

Amor. É a primeira palavra que lembro de ter dito. E a última que hei de dizer antes de morrer.

 

Uma nova mulher, enfim: dentro de mim.




DENTRO DE MIM™ ©  copyright by betto barquinn 2011
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

  1. Não é a toa que você é o escritor da minha vida, Betto. Sou sua fã de carteirinha. Passo sempre por aqui, porque o seu blog é a minha segunda casa. Parabéns pelo texto, querido. Parabéns por ser Betto Barquinn. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. É a terceira vez que venho ao seu blog, leio esse mesmo texto, saio e volto. Fiquei chapado com o que li. De alguma forma muito rara, você conseguiu mexer comigo. O seu texto é algo formidável. Pensei, pensei e pensei. Tinha que deixar um comentário, porque de hoje em diante quero ser diferente. Neste texto você fala de uma mulher atormentada por esperar num relacionamento afetivo, um homem, um companheiro, alguém para amar. Mas dá para perceber que você vai mais longe que isso. Usa metáfora o tempo todo. Não é preciso ser inteligente para ler o seu texto. Mas é preciso ser sábio para compreender. Você é muito bom nisso, cara. Faço das palavras da Barbara as minhas: A partir de hoje, sou seu fã de carteirinha. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Rosa Maria Alcântara Barroso19 de agosto de 2011 às 08:43

    Sensacional, Betto! Todos os seus textos são muito bons. Este, particularmente, é ótimo! Parabéns, querido. Você é um escritor completo. Vida longa ao rei, meu rei! Beijokas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ETERNAMENTE ANILZA!

PRESSENTIMENTO

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM