MENINO DO RIO




Eu tenho um amigo paulistano cujo apelido é paulista. Uma referência ao Estado onde nasceu e mora, e não à cidade onde vive. O nome dele é Alfredo. Mas todos o conhecem mesmo como “paulista”. Paulista tem mania de dizer que carioca vive na praia. Ele não está errado de todo, porque carioca vive numa cidade de praia. Aliás, várias praias! Isso não quer dizer que quem mora no Rio vai todo dia à praia. Eu mesmo, faz mais de ano que não sei o que é isso. Morando na Tijuca e trabalhando no centro, acabo esquecendo que praia existe. Quando era mais novo era diferente. Saia da escola, mochila nas costas, e praia que te quero praia! Agora, não. A gente acaba assumindo tanta responsabilidade na vida, que parece que a vida acaba nos levando para outro lado. Mas gosto de praia. Gosto de ouvir o som do mar. Gosto do pôr-do-sol em Ipanema. Gosto de água de coco no Forte de Copacabana. Gosto de caminhar pelo Leme. Gosto da Enseada de Botafogo. Até da Praia do Flamengo eu gosto, embora não dê para cair no mar. Água meio suja: esquisita. Mas a vista é linda. Aliás: o Rio de Janeiro é lindo demais. Todavia, falemos do paulista.     

Paulista vive tirando sarro de quem mora no Rio. Se for carioca então, ele faz a festa! Se for carioca da gema: ele não perdoa! Fala mal do sotaque, diz que carioca é cheio de marra, que fala gíria porque não sabe falar português, que vive de sunga, que anda mal vestido essas coisas. Não perdoa nem as mulheres. Diz que as cariocas são metidas à gostosas, que não querem compromisso com ninguém: “umas tremendas piriguetes!”. Invejoso que só esse tal de paulista. O cara é tão bairrista, que diz que São Paulo, se não fosse Nova York, seria a capital do mundo. Nem os argentinos são tão prepotentes assim. Mas se paulista quer se enganar, eu deixo. Ele não consegue nem esconder a pontinha de inveja que sente quando vai ao Maracanã. Diz que o Estádio é velho Velhas são as suas atitudes, paulista. Acorda paulista! Quando está sem argumento, pois é só ele abrir a boca que eu rebato a provocação com alguma piada, ele diz que o Rio é violento. E são Paulo, não é? Fala sério, brother! São Paulo é uma Suíça de tranquilidade Morde aqui para ver se sai confete e serpentina!

Ontem levei o paulista ao Fla x Flu no Engenhão. Ele reclamou dizendo que carioca grita muito em estádio de futebol. Mas quem não grita, paulista? Acorda paulista! Pára de se defender e curte o momento de lazer!

Quando vou à São Paulo elogio a cidade o tempo todo. Lá ficam os melhores restaurantes, os melhores teatros, os melhores cafés. E a pesar do trânsito, o serviço gastronômico e cultural da cidade é tão bom, que a gente até esquece do perrengue que é ir de um lugar para o outro, e praticamente se mudar para dentro do carro. Eu sei reconhecer o que é bom. Não é a minha cidade e daí? Não é Brasil? E mesmo se não fosse: seria uma cidade admirável do mesmo jeito.        

Paulista é sujeito folgado. Vem para minha casa, ofereço a ele do bom e do melhor, e ainda sai reclamando Acorda paulista!




CONTACT BETTO BARQUINN:


MENINO DO RIO™ © copyright by betto barquinn 2012
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETERNAMENTE ANILZA!

PRESSENTIMENTO

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM