THANK YOU FOR LOVING ME


                             I’ll be here when you get back:

— Eu errei — disse o escritor ao espelho. — Errei profundamente. Exprimi cousa horrível a quem amo. Usei da arte de Camões para ofender. Logo eu, que não sei fazer outra cousa a não ser escrever, empreguei o meu talento contra mim mesmo. Destruí a minha vocação. Fui tão infeliz em minha fala, que certifiquei a quem amo, que tal impropério era verdade. Mas não era. Eu menti. Pois fiquei com raiva ao ver-lhe em fotografia colorida, sorridente, ao lado de seu atual namorado. E você usava, Deus!, blusa verde que lhe dei em Dia dos Namorados. Então senti-me menosprezado; diminuído. Destarte; movido pelo ciúme, disse cousa que só em pensar, sinto raiva de mim. Cousa, que se ousasse expressar em voz alta, romperia-me os tímpanos. Como é que se diz algo sem pensar? Como alguém movido pela inquietude da alma; com o espírito em frangalhos, o corpo em chamas e o coração ao avesso, é capaz de magoar a quem ama? Como?! Logo, sinto-me o mais infeliz dos homens.    

O escritor inquiriu a si defronte ao espelho, que ao refleti-lo com a alma nos olhos; tal a vastidão de sua dor, tornou-se um espelho d’água. — Há um rio que deságua em mim, — declarou. — Um rio de lágrimas.

Minutos depois, ao telefone, o escritor pronunciou:

— Por favor, me perdoe. Eu lhe amo de verdade. Esquece o que eu disse, ou ao menos, releve. Nada do que falei é efetividade. Por amor, não seja indiferente a mim. Não quero atrapalhar a sua vida. Muito menos lhe fazer mal. Sei que você está com outro homem; que levou-o em casa; que apresentou-o à família; que aninhou-o nos braços de seus amigos de longa data; que assumiu para o mundo essa relação. E confesso, se você tivesse feito o mesmo comigo, eu não teria me sentido inseguro, e as coisas não teriam chegado onde chegaram. Você devia ter me assumido como seu; apresentado-me para a sua família; abraçado-me na rua; beijado-me na hora em que cada um de nós seguia o rumo de casa; ter dado mais nós em nossos laços; ter saído do trabalho direto para os meus braços; ter me buscado na faculdade; ficado comigo no ponto de ônibus; segurado mais vezes a minha mão; gritado para o mundo que eu sou o seu mundo. Cousa que, com ele, você fez desde o princípio. Você não pensou duas vezes antes de expor-se ao lado dele em rede social. No alto de seu perfil, colocou-o em um pedestal. Tudo que eu sempre quis, a ele você deu. E mesmo assim, continuo lhe amando. Acontece que você marcou-me diametralmente. Tanto, que quando penso com quem gostaria de passar o resto dos meus dias, vejo refletido no espelho de minh’alma, a imagem do seu rosto. É com você que eu quero estar, de hoje ao infinito, sem conclusão de curso. É ao seu lado que desejo construir uma família. Quero viver o que me resta de juventude, e preparar-me para a velhice, sabendo que você está aqui para me fazer companhia. Por isso, recebo-lhe por meu amor a você, e prometo ser-lhe fiel, amar-lhe e respeitar-lhe, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida. Volta para mim! Sei que será difícil desconstruir tudo que você ergueu por esse homem. Há família envolvida. Há a sociedade, que cobra. Há de se dar explicação a quem acompanhou esse enlace. E talvez, a empreitada seja mais árdua que ‘Os Doze Trabalhos de Hércules’, o são. Entretanto, se ao pensar em mim o seu coração bater mais forte, não titubeie: volta para mim. Sem você, sou um homem partido ao meio. Um inculpado arrastado ao cadafalso. Sem você, sou o vazio jogado às traças. Uma alma solta ao vento. Sem você, o deserto. Sem você, cousa alguma. Sem você, cão sem dono. Sem você, solidão.

Dessarte, o escritor calou-se. Pois a sua voz estava de tal modo embargada, que ele precisou desligar o telefone para chorar. Ao expulsar da alma semelhante dor, balbuciou:

— Eu estarei aqui quando você voltar.

***

Certa feita, Camões escreveu:

“Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?”


 CONTACT CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:


THANK YOU FOR LOVING ME™ © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2015
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS

Comentários

  1. Parabéns, Betto! Este texto é de uma verdade tão grande que fiquei emocionado ao ler. Quem de nós não amou e não foi correspondido, não é mesmo? Você tem a preciosa graça de fazer mágica com as palavras. Um escritor genuinamente formidável. Um forte abraço, senhor Barquinn. Vida longa ao rei!

    ResponderExcluir
  2. José Antônio Donatelli6 de janeiro de 2015 às 13:37

    Você é encantador, caro Betto Barquinn. Além de ser um gênio com as palavras é apaixonante! Sucesso, meu caro. Você merece, Barquin!

    ResponderExcluir
  3. Anderson Martins da Silva Rocha7 de janeiro de 2015 às 08:22

    Fico muito feliz com seu trabalho. Você é jovem, maduro, extremamente competente, e tem uma veia artística que foge aos padrões convencionais. Quanto talento, Barquinn! E é óbvio em seu trabalho a pesquisa, a excelência acadêmica, o zelo com que você constrói seus personagens e suas histórias, e a primazia de nossa amada Língua Portuguesa . Este seu "THANK YOU FOR LOVING ME" é um achado! A história é tâo real, e remete a tudo aquilo que todos nós vivemos e sentimos ao longo das nossas vidas, que torna-se uma experiência memorável. Parabéns, escritor. Você é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Luiz Wagner Souto Maior11 de janeiro de 2015 às 06:12

    Qualquer um que não for capaz de enxergar neste texto o verdadeiro amor, inclusive de for o alvo deste, é um estorvo para a humanidade. Parabéns, Betto. Impecável como sempre. Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM