ALIMENTE


Anjo Negro:

Hoje meu filho chegou aos prantos em casa dizendo que foi vítima de racismo. Uma senhora branca, de meia idade, aparentando ser de classe média, perguntou o que um “macaco” estava fazendo fora da jaula. Isso ocorreu no ônibus, quando ele voltava da escola. Ele contou-me que ela vociferava, dizendo que lugar de “chipanzé” é no zoológico: “já que proibiram animais no circo.” O que desencadeou tamanha violência, foi o fato de o menino ter se sentado no lugar reservado à deficientes físicos, idosos e gestantes. E ela, vendo-o ali refestelado, achou-se no direito de humilhá-lo, usando contra ele a cor da própria pele. Aquilo foi mais que um insulto contra a sua raça. Foi um desrespeito à humanidade inteira. Por que um garoto que não faz mal a ninguém merece ouvir tamanho despautério? Será que ele é culpado por ser negro? Cometeu algum crime por ter nascido com a pele preta? Matou? Roubou? Desrespeitou alguém? Existe lei contra afrodescendente? E os ancestrais dele, que deram um duro danado para esse país ser o que é, não merecem um pouco de respeito após trezentos e oitenta anos de escravidão? Será que o ar que esta senhora respira não é o mesmo que o dele? E quando ambos morrerem, ela vai para o céu e ele não? Perguntas não me faltam numa hora dessas. Mas nenhuma resposta é capaz de aplacar a minha indignação.

Daqui a pouco vou à polícia prestar queixa contra essa abominação humana. Porque se ficarmos calados, amanhã ela pega uma arma e mata alguém: que pode ser o meu filho ou qualquer outro. Enquanto a sociedade fingir que coisas assim não acontecem, seremos obrigados a ensinar aos nossos filhos a se defenderem contra a violência. Violência esta que dói mais que um soco, que um tapa na cara, que uma surra de vara, que um espancamento, que um linchamento, que apanhar de chinelo, cinto ou cabo de vassoura. Porque atinge diretamente a alma. E esta não sabemos como proteger. Meu filho tem dez anos. Ainda é cedo para entender como funciona o mundo dos adultos. Eu mesmo, do alto dos meus muitos anos vividos não entendo, imagina ele, que é uma criança. Mas ainda nos resta uma esperança. Se depender de mim, essa ‘Hitler de saias’ não humilha mais ninguém. Que volte para os anos sessenta e se junte à Ku Klux klan ou vá para o inferno: de onde, a propósito, não deveria ter saído.


CONTACT CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:


ALIMENTE™ © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2013
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM