O MEU GURI


A alteridade do Ser Social:

— Bom dia, minha mãe.

— Bom dia, meu filho. Dormiu bem?

— Dormi. E a senhora?

— Dormi feito um anjo… Escovou os dentes?

— Escovei, sim.

— Então vai tomar café. Tem aquele bolo que você gosta.

— De fubá?!

— Não é desse que você gosta?!

— É…

— Então… vai tomar café, vai… Toma leite, pão, banana, maçã… o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Come direitinho… Depois lava as mãos, escova os dentes, e faz a lição de casa… Suas provas começam quando?

— Semana que vem…

— Então estuda… quero que você seja alguém na vida… e não uma coisa qualquer…

— Sim, senhora.

— Está gostoso o bolo?

— Delicioso, mamãe.

— Come mais pão. Bebe o leite. Não esqueça a banana e a maçã… faz bem…

—  Sim, senhora.

— Sabe, meu filho, é muito difícil ser mãe solteira. Eu pego no seu pé, porque quero ver você na faculdade, com diploma, se formando doutor. É um sonho antigo… Quando você nasceu, prometi a mim mesma que faria de você um cidadão. Tenho fé em Deus que você chega lá… Garoto preto, pobre, favelado, filho de mãe solteira… sem pai. Há de se ter um lugar ao sol para alguém assim… O segredo do sucesso é estudar, estudar, estudar. Para depois trabalhar, trabalhar, trabalhar. Leve uma vida honesta, meu filho. Não tire nada de ninguém: nem material nem imaterial. Vou lhe ensinar cinco expressões que farão de você um homem com “H” maiúsculo: “Por favor”, “obrigado”, “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”. São palavras mágicas Tão poderosas quanto o “abre-te, sésamo”, — do Ali-Babá; de “As mil e Uma Noites”. Ou se preferir: “abre-te como um sésamo se abre”. Sésamo é gergelim É assim que os portugueses chamam esta planta. O gergelim se abre lentamente… depois libera as sementes. Portanto, meu filho, “abre-te gergelim!” É um ensinamento referto de princípios éticos e valores morais. Não o esqueça num canto… muito menos o esconda nos labirintos de sua alma… Com ele todas as portas se abrirão para você. E tem mais: respeite, não humilhe, fale pouco, ouça muito, seja agradecido. Muita gente não tem o que comer, roupa para vestir, sapato para calçar. Nem teto nem mãe… E você tem tudo isso. Portanto, você é um vencedor. Ser preto, pobre, favelado, não é vergonha para ninguém. Vergonha é matar. Vergonha é roubar. O resto, com honestidade e força de vontade, vem com o tempo. E o mais importante: seja sensível ao que acontece a sua volta. Mesmo que isso se dê do outro lado do mundo. Ou seja, não seja indiferente. O ser humano sem o amor é o humano incompleto. Há de se avarjar (sacudir) a mente para arejar as ideias. Para ver é preciso enxergar, e sobretudo, querer olhar. Como uma janela aberto para dentro e outra para fora: que é um olhar para si mesmo, usando o outro como espelho.

— Muito bom ser seu filho, mamãe. É uma honra ter nascido da senhora.

— Então não me decepcione levanta daí, lava a mão, escova os dentes, passa uma água no rosto, e vá estudar…

— Eu te amo, mamãe.

— Eu te amo, meu filho.






CONTACT CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:


O MEU GURI™ © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2013
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO P. DOS SANTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM