VAI PASSAR
O mal do século ou a ditadura da palavra:
Na sociedade contemporânea muito se fala sobre tolerância. No dicionário a definição de tolerar é a seguinte:
v.t. Aceitar com indulgência: tolerar alguém em sua casa.
Permitir tacitamente; não impedir: tolerar abusos.
Suportar: seu organismo não tolerou a sulfa.
A definição de tolerância é praticamente a mesma: s.f. Disposição de admitir, nos outros, modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos: na vida social, a virtude mais útil é a tolerância.
Favor feito a alguém em determinadas circunstâncias: isto não é um direito, é uma tolerância.
Favor feito a alguém em determinadas circunstâncias: isto não é um direito, é uma tolerância.
Propriedade do organismo de aceitar, sem dano, certas substâncias: a tolerância aos barbitúricos difere em cada paciente.
Excesso ou insuficiência de dimensão ou de peso admitidos na fabricação de qualquer coisa: a tolerância nas moedas é mínima.
Casa de tolerância, prostíbulo.
Tolerância imunológica, imunotolerância.
Sendo assim, tolerar tem o mesmo peso que suportar. Mas ninguém suporta tudo o tempo todo. Ou o peso se torna leve ou continua pesado. É como arrodear, arrodear, e não sair do lugar. Por isso tolerar é complicado. Jesus NÃO disse: ‘Tolerarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E eis o segundo, que é semelhante àquele: Tolerarás teu próximo como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas estão contidos nestes dois mandamentos.’ Ao invés disso, Cristo solucionou todos os problemas da humanidade em uma frase: “Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Ele não pediu que ninguém tolerasse a ninguém. Simplesmente disse: “Ame”. Mas, infelizmente, dois mil anos se passaram, e a humanidade não entendeu nada. É a tolerância da intolerância. Neste caso, eu discordo do dicionário, que diz: “na vida social, a virtude mais útil é a tolerância.” Para mim o correto seria dizer: ‘na vida social, a virtude mais útil é o amor.’ Tolerar é sinônimo de aturar. Não tem nada a ver com amar. Aturar é coisa penosa ou molesta. Por isso prefiro amar a ter que tolerar. Eu penso assim.
Moral da história:
Há mais mistérios entre o fogão e a pia do que supõe a nossa vã filosofia.
CONTACT BETTO BARQUINN:
VAI PASSAR™ © copyright by betto barquinn 2013
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN
Comentários
Postar um comentário