Q.U.E.E.N.


Nas águas de Pero Vaz de Caminha:

Hoje acordei com uma surpresa. Como moro em um apartamento pequeno, onde quase não há espaço, coloquei o vaso de planta que ganhei de uma amiga, em cima da máquina de lavar. O vaso é pequeno. Há nele gerberas amarelas e vermelhas. E justamente neste vaso, sei lá porquê, nasceu um pezinho de laranja. Isso mesmo. Eu, por descuido, devo ter deixado lá cair uma semente, e a natureza sabida que é, germinou-a. E eis que um pouco depois de acordar, enquanto tirava algumas roupas do varal, encontrei a laranjeira a brotar diligentemente. Até minha gerbera-do-transvaal ficou espaventada com a apressurada eclosão de nossa hóspede. Hóspede sim, porque não posso ter uma laranjeira plantada em um vaso de plástico, disposto em uma máquina de lavar. Uma pena. Se eu morasse em uma casa com quintal, teria esfera suficiente para iniciar meu laranjal. Talvez cultivasse até uma horta!

O preço de frutas, verdaduras e legumes está pela hora da morte. E ainda tem os agrotóxicos Seria um achado ter meu horto caseiro, repleto de produtos orgânicos. Quiçá um pomar! Entrementes não há superfície para tal. No entanto, o que fazer com a minha laranjeira? Digo minha, porque ela e eu já nos afeiçoamos. Ela é minha rainha, e eu, seu rei. Por isso, vê-la ali surgindo para a vida, foi amor à primeira vista. Entretanto, nosso caso está fadado ao fracasso, já que em casa não há recinto para uma árvore brotando de um vaso. Logo, teremos que divorciarmo-nos, precocemente. 

Possivelmente a leve para a casa de minha mãe. Lá tem sítio suficiente para uma laranjeira crescer. E é com um nó no peito que toma esta decisão: abrir mão da minha liberdade. Todavia já está estatuído. Vou arrumar as malas, trocar de roupa, embalar o vaso com cuidado, chamar um táxi; e já que não há outra saída, mudar-me-ei com minhas plantas para a casa de minha mãe. Preservo a minha independência, sim. Entretanto, sem minha gerbera e minha laranjeira não consigo mais viver. Será um triângulo amoroso, eu sei. Mas isso ninguém precisa saber.   

O Brasil é mesmo um país, que em se plantando, dar-se-á nele tudo. Até laranjeira em vaso de plástico em cima d’uma máquina de lavar.

__________________________________________________________________________

Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel:

“…Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o sul vimos até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar, nalgumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas, delas brancas; e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta, é toda praia parma, muito chã e muito formosa.
Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa.
Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá.
Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar…”.

__________________________________________________________________________

A Carta de Pero Vaz de Caminha:


___________________________________________________________________________


 CONTACT CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:


Q.U.E.E.N.™ © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2014
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM