BIRTHDAY CAKE


Chegou a hora de apagar a ‘velhinha’:

Hoje completo oitenta anos de idade. E ao longo de toda a minha biografia, confesso que jamais imaginei que pudesse viver tanto. Não que me sinta velho. Não, não. Longevo, talvez. Macróbio, anoso, provecto, vetusto; nunca. Longe de mim achar que vivi tudo o que tinha para viver… Pois sei que não vivi. Ainda tenho que plantar muitas árvores, escrever iguais livros, quiçá ter mais um ou dois filhos: experimentar, reciclar. Sou o velho lobo do mar, que embora saiba nadar, não ousa sequer botar os pés no oceano. Em matéria de aventura, sou um blefe. O mais perto que cheguei da natureza; desta que tem floresta e bicho, foi quando assisti um documentário no Discovery Channel sobre a Amazônia.

Hoje parece-me que meus oitenta anos passaram com a velocidade de um flash. Logo eu, octogenário! Fazer oitenta não é diferente de completar cinquenta ou vinte e cinco. Visto que, por mais que se viva, sempre parece que foi ontem. Tirando uma dor aqui e outra ali, sem contar a perda de memória e a vista cansada, o resto é igual. É claro que cada vez tem menos gente para cantar parabéns e ver o aniversariante cortar o bolo. Do pessoal das antigas, quem ainda não morreu está em vias de, ou se equilibra em uma corda bamba esperando a morte chegar. Salvo alguns desatentos como eu, que insistem em multiplicar os anos, como se a morte fosse uma utopia. Mas que velho tolo sou eu… Falar em morte no dia do próprio aniversário é no mínimo uma atitude de mau gosto. Por isso, retomando o mote de nossa prosa, prometo que vou me esforçar para viver até meus netos saírem da faculdade, se casarem, e me darem bisnetos. Aí sim, descanso em paz. Até lá, que venham os noventa, cem, duzentos anos; já que há muito o que ser, apreender e comemorar. Um brinde à vida! 


 CONTACT CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:


BIRTHDAY CAKE™ © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2014
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM