MARIAGE D’AMOUR


Entre Coéforas e Andrômaca:

Eu percorri mil léguas sesmarias sob sol escaldante. Depois de dois dias e duas noites, a sede era para mim o véu sob o céu. Eu tive ganas de desistir, de abortar a caminhada, mas a vontade de viver era mais espessa (e urgente) do que a possibilidade da morte. Então fiz dos meus calcantes, asas: e dei a volta ao mundo. Quando parei, não sei se depois de polegadas, pés, jardas, milhas, milhas náuticas, milímetros, centímetros, metros, quilômetros, palmos ou léguas marítimas; cansado, era como se caminhara cem mil vezes três mil braças.

Havia uma montanha em minha parada. Atrás, um monte. Após, um copo d’água. Não entendi a imagem, nem o que um cálice cheio d’água até a borda, fazia atrás de uma montanha depois do deserto. Meus dias foram jogados de um canto a outro até então. Aquilo que eu chamava de vida (ou achava que era viver) nada tinha a ver com a sensação daquela água escorregando da taça para os meus adentros. Nasci de novo naquele instante. A água salvou-me a vida. E olha que eu nem sabia até aquele momento o que era viver. Saciado, corri de mim até dar no deserto dos meus dias passados. Antepassados. Contudo, não era meu destino voltar. Assim, descansei a cabeça em uma pedra. Acordei com o crânio dolorido. As pedras do caminho não são as melhores conselheiras, que dirá travesseiros.

Ali havia um leão. Faminto. Ele me dava a patinha enquanto sacudia a juba. O leão era feroz e doce. Bravio e edulcorado. Não sei explicar. O leão trouxe-me mel de abelha, colocou um prato em minha frente, serviu-me do mel de dedo, virou-se de costas e sumiu no meio da mata. Faminto, comi. “Ele sabia, por isso foi embora” — pensei. Sabia que se ficasse, seria comido por mim. Por isso trouxe mel de pau. Por isso serviu-me no prato. Por isso, após me ver degustar o mel de uruçu, sussurrou: “Quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza”. Isto posto, meteu-se no bosque e desapareceu como quem vai para pôr-se ao sol.    

Eu percorri mil léguas sesmarias sob sol escaldante. E não encontrei nada no mundo além de mim.


 CONTACT CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:


MARIAGE D’AMOUR™ © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2014
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM