DOMINGO



Ainda a pouco, enquanto organizava minha agenda da semana, dei-me conta que nos dias que correm não temos tempo para nada. São horas e horas dedicadas a cumprir tarefas, onde acordamos cedo, saímos de casa, debruçamos em minutos intermináveis de afazeres hercúleos, corremos para outro compromisso, chegamos em casa tarde; e se nos sobra tempo, é para tomar banho, comer e dormir: para no dia seguinte começar tudo de novo.

É uma vida de orate essa biografia que escrevemos. Tudo em nome de alguns trocados a mais no bolso, ou de uma poupancinha para a velhice, ou de um carro novo na garagem, ou do smartphone da moda, ou da viagem dos sonhos: ou até que apareça um motivo qualquer que sirva de pretexto para gastar o dinheiro. Isso se vivermos duzentos anos, é claro. Tem gente que trabalha como se existir fosse um reconto. Anula-se do mundo, esquece da família, e fica uma eternidade no escritório: produzindo, recriando, reinventando. Eu sou assim… e você?  

Em ocasião precedente a esta, enquanto organizava meu canhenho, vi-me como um pedinte sentado em uma canastra de ouro, sem saber que aquele era seu tesouro. Mendicante este, que passou a vida suplicando, sem perceber que era só abrir a arca e retirar dali o amparo. Este pensamento fez-me lembrar de uma amiga estremecida. Sempre que falamos ao telefone, afirmamos: Ver-nos-emos semana que vem! Ou para um chá, um cinema, uma vernissage, uma partida de bridge. Então os dias passam e esquecemos de marcar nosso encontro. Ela sempre reclama de vivermos tão distantes, mesmo morando a dois quarterões uma da outra. Por isso corremos ao telefone toda vez que sentimos saudades. Quiçá seja porque o aparelho inventado por Antonio Meucci está ao alcance das mãos: e nossos corpos, não. Destarte, pergunto-lhe: a quanto tempo você não vê seus amigos? Onde estão aqueles que fizeram parte da sua juventude? Certamente casados ou separados ou viúvos. O tempo passa tão rápido que quando a gente vê já está com o pé na ancianidade. E tudo aquilo que fomos passa a fazer parte da vida de outra pessoa. Pois no fundo (e no raso) todo mundo é igual. Vive as mesmas coisas tem as mesmas alegrias e decepções. O que me leva a crer, o aprisionamento e a catarse são lados da mesma moeda.   

Logo, já que estou pondo em ordem minha semana inglesa, vou buscar um sazão para estar com os amigos, levar o cachorro para passear, almoçar com a família, tomar um sorvete, caminhar no parque, e matricular-me em uma academia, por que estou precisando. Sempre há tempo para dizer eu te amo, mandar flores, sorrir para a vida, ler uma crônica, plantar uma árvore, ter um filho, escrever um livro. Por ora, vou ligar para aquela amiga que amo tanto, e convida-la-ei para sair. Disseram-me que “Magia ao Luar”, do Woody Allen, é ótimo. Por que não faz o mesmo? Aproveita, hoje é domingo!       


 CONTACT CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:


DOMINGO™ © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2014
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM