SAMBA PRA VINICIUS


A bênção, Vinicius:

Se há alguém tão cheio de ofícios esse alguém é Vinicius. Poeta, diplomata, compositor, advogado, jornalista. Vinicius de Moraes (1913-1980) caminhou com desenvoltura pela literatura, pelo cinema, pela música e pelo teatro. Desde “Loira ou Morena”, passando por “Dor de uma Saudade”, “o Beijo Que Você Não Quis Dar”, “Canção da Noite”, “Canção Para Alguém”, “Quando Tu Passas Por Mim”,  “Dobrado de Amor a São Paulo”, “Lamento no Morro”, “Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Um Nome de Mulher”, “Mulher Sempre Mulher”, “Eu e Você”, “A Felicidade”, “Chega de Saudade”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, “Garota de Ipanema”, “Insensatez”, “O Nosso Amor”, “Canção do Amor Demais”, “Luciana”, “Estrada Branca”, “Outra Vez”, “Bom Dia, Tristeza”, “Eu Não Existo Sem Você”, “Serenata do Adeus”, “Janelas Abertas”, “Bate Coração”, “Água de Beber”, “Lamento no Morro”, “Você e Eu”, “Coisa Mais Linda”, “A Primeira Namorada”, “Nada Como Te Amar”, “Serenata do Adeus”, “Rancho das Flores”, “Canção da Eterna Despedida”, “Em Noite de Luar”, “Lamento”, “Mundo Melhor”, “Apelo”, “Canção de Amor”, “Canto de Ossanha”, “Formosa”, “Mulher Carioca”, “Paz”, “Pra Que Chorar”, “Samba da Bênção”, “Samba Em Prelúdio”, “Só Por Amor”, “Tem Dó”, “Tempo Feliz”, “Ela é Carioca”, “Samba do Avião”, “Só Danço Samba”, “Sabe Você”, “Primavera”, “Samba do Carioca”, “Marcha da Quarta-feira de Cinzas”, “Minha Namorada”, “Menino Travesso”, “O Morro Não Tem Vez”, “Berimbau”, “Samba em prelúdio”, “Só por Amor”, “Carta ao Tom”, “Dia da Criação”, “Adalgisa”, “Das Rosas”, “História de Pescadores”, “Saudades da Bahia”, “Arrastão”, “Valsa do Amor Que Não Vem”, “Zambi”, “Canção do Amanhecer”, “Canto de Xangô”, “Canto de Iemanjá”, “Lamento de Exu”, “Como Dizia o Poeta”, “Tarde em Itapoã”, “Testamento”, “A Tonga da Mironga do Kabuletê”, “Gente Humilde”, “Maria Vai com as Outras”, “Morena Flor”, “A Rosa Desfolhada”, “São Demais os Perigos Dessa Vida”, “Cotidiano nº 2”, “Para Viver Um Grande Amor”, “Regra Três”, “As Cores de Abril”, “Como É Duro Trabalhar”, “Apelo”, “Viramundo”, “Que Martírio”, “Você Errou”, “Tomara”, “Lamento no Morro”, “Poema Degli Occhi”, “La Casa”, “Desencontro”, “Samba do Jato”, “Sem Medo”, “Tudo Na Mais Santa Paz”, “Onde Anda Você”, entre outras, o Poetinha encanta o mundo como uma primavera que só faz florescer.   

Seja por “O Caminho Para a Distância”, “Forma e Exegese”, “Ariana, A Mulher”, “Novos Poemas”, “Cinco Elegias”, “Poemas, Sonetos e Baladas”, “Pátria Minha”, “Antologia Poética”, “Livro de Sonetos”, “Novos Poemas II”, “O Mergulhador”, “A Arca de Noé”, “Poemas Esparsos”, “Para Uma Menina com uma Flor”, “Para Viver um Grande Amor”, Vinicius fez da literatura o seu lugar ao Sol.

Seja por “As Feras”, “Cordélia e o Peregrino”, “Orfeu da Conceição”, ‘Procura-se uma Rosa”, Vinicius fez do teatro o seu espaço.

Seja por “Orfeu da Conceição”, “Vinicius de Moraes – Poesias”, “Brasília, Sinfonia da Alvorada”, “Vinicius e Odette Lara”, “Vinicius e Caymmi no Zum Zum”, “Vinicius: Poesia e Canção (Ao Vivo) Vol. 1”, “Vinicius: Poesia e Canção (Ao Vivo) Vol. 2”, “Os Afrosambas”, “Vinícius”, “Garota de Ipanema (Trilha Sonora do Filme), “Vinícius em Portugal”, “Toquinho e Vinícius”, “Como Dizia o Poeta”, “Vinícius Canta: Nossa Filha Gabriela”, “O Bem Amado (Trilha Sonora da Novela), “Vinícius e Toquinho”, “Fogo Sobre Terra” (Trilha Sonora Original da Novela), “Vinícius/Toquinho”, “Toquinho e Vinícius – O Poeta e o Violão”, “Deus Lhe Pague”, “Tom-Vinicius-Toquinho-Miúcha”, “10 Anos de Toquinho e Vinícius”, “A Arca de Noé”, “Um Pouco de Ilusão”, Vinícius fez do LP uma forma de oração.

Vinícius é atemporal: é isso e aquilo e coisa e tal. Chamá-lo de Mestre seria pouco. Dizer que é um Gênio seria reduzi-lo ao sinônimo de um reles vocábulo. Então, o melhor seria ajoelhar, fazer uma oração, e desejar do fundo do coração; que Vinícius, esteja onde estiver, possa olhar para a humanidade do mesmo jeito que olhava para uma mulher: com doçura.

Deus te abençoe, Marcus Vinicius de Moraes.

 

 CONTACT CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:


SAMBA PRA VINICIUS™ © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2013
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETERNAMENTE ANILZA!

PRESSENTIMENTO

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM