A VIDA É UMA PARTIDA DE FUTEBOL



A juventude muitas vezes é algo dolorido, como se alguma coisa dentro da gente estivesse esticando, aumentando, indo de um lado para o outro, para cima e para baixo, nos atropelando por todos os cantos. Levando-nos para uma outra direção, anônima, desconhecida, um lugar secreto dentro da alma da gente, que a gente desconhece. Daí vem o medo, a inquietação, a falta de rumo. E também a dor de não conseguirmos ser aquilo que esperam de nós: às cobranças da família, da sociedade, dos estudos, da profissão, do amor, do sexo, de uma vida cheia de frustrações e culpas. Portanto, se alguém espera o pior de você, seja educado com ele. Agora, se outrem, espera o melhor de você, seja educado com ele. Na pior e na melhor das hipóteses – seja educado sempre! Agindo assim, a gente só tem a ganhar, e ninguém sai perdendo. Porque quando exigimos de nós, e do outro, mais do que podemos dar, a gente acaba errando para mais. Não querendo ser permissivo, a gente acaba sendo restritivo demais. E tudo em excesso são sobras. É prejudicial. Frustrante. Desnecessário. Cheio de contradições e erros.



Crescer dói. Dói porque o nosso corpo muda. Dói porque  os nossos sonhos nem sempre nos acompanham. Dói porque descobrimos o pesadelo. Pesadelo este que nada mais é que o  nosso corpo, nossa mente, nossos sentimentos, nossa alma, adaptando-se a isso que chamamos de mundo real. Os dias passam e os problemas chegam. A vida real nos bate à porta e descobrimos que precisavamos de mais algum tempo para nos adaptarmos. Mas que tempo é esse? É o tempo pessoal de cada um. Uns amadurecem mais rápido. Enquanto outros parecem engatinhar. Dizem que as mulheres chegam antes ao despertar da alma. Dizem que o sexo frágil é um ponto de interrogação.  Dizem... Que as mulheres são mais inteligentes que os homens, não me resta a menor dúvida. Enquanto elas parecem viver o apogeu intelectual, o Iluminismo de outros tempos, nós não passamos de homens das cavernas. Donde se conclui que a mulher é um  oceano de sabedoria. Nesse ponto e em  outros tantos, os homens deixam muito a desejar...  Mas o importante é respeitar o tempo particular de cada um. Homens e mulheres são seres humanos –  que erram, que acertam, que tentam dar o melhor de si, e o pouco que têm, a essa causa nobre chamada vida. Todo ser humano têm qualidades especiais. Para mim todo mundo é bom  – até que provem o contrário. Afinal a gente vive tanta coisa ao mesmo tempo, vê tanta coisa acontecer, que de vez em quando é preciso parar um pouco para se conhecer melhor, auto-dialogar, amadurecer, sonhar. Porque o aprendizado de si mesmo pede tempo. Donde se conclui novamente, que em se tratando do estudo de si mesmo, temos muito que aprender da matéria de nós mesmos. Às vezes é necessário viver uma vida inteira – para aos 45 do segundo tempo, percebermos que precisamos partir para a prorrogação. E lá se vai mais uma partida de futebol...       







® A  VIDA É UMA PARTIDA DE FUTEBOL © by betto barquinn 2011
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

  1. Oi Betto! Vi o seu post no Facebook e vim correndo ler o seu novíssimo texto. Amei, gatinho! Você consegue falar com elegância dos temas que movem a vida da gente. Você tem uma sabedoria tão grande, um talento tão formidável, que como profundo conhecedor da alma humana, me deixou mais uma vez encantada. Parabéns, meu lindo! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, Barquinn! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Betto! Cara, você é 10! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Renata Azevedo Mourão17 de fevereiro de 2011 às 16:14

    Amei esta crônica Bettinho! Amei!!!

    ResponderExcluir
  5. Betto, fico sempre tão feliz quando leio um texto seu... Você consegue mexer com o coração e com a alma da gente. Agora mesmo, estava aqui toda tristinha, sem saber como seria o meu dia. Ao ler essa sua crônica maravilhosa, como que tocada por uma inspiração divina, pude enxergar a luz no fim do túnel. Aqui estava a mensagem que eu tanto precisava para a minha vida. Lindo, Betto. Lindo! Obrigada por me ajudar, mesmo sem saber... I LOVE YOU!

    ResponderExcluir
  6. Natália Pacheco Leão18 de fevereiro de 2011 às 15:08

    Lindo, Betto! Maravilhoso, como tudo que você escreve! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Maneiro, fera! Concordo com a Nat. Nós aqui em casa somos seus fãs. Abs!

    ResponderExcluir
  8. Maneiríssimo, Betto!!! Você é tudo de bom, cara! SUCESSO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GAROTO DE PROGRAMA

ETERNAMENTE ANILZA!

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM