A FORÇA DOS ORIXÁS






Peço a Deus que me dê a força de Zumbi dos Palmares, de seus camaradas, e de seus pares.

Que nos momentos de luta, eu seja forte como João Cândido; Almirante Negro; Mestre-Sala dos Mares.

Que eu jamais viva Senhor Deus, o que se viveu em o “Navio Negreiro” de Castro Alves. Embora tenha-o vivido, eu sei. Já que o poema retrata a história do meu povo. O povo da África. O povo da diáspora. O negro estrangeiro. O negro afro-brasileiro. Escravizado. Colonizado. Pós-colonial. Decolonial.

Sim, o “Navio Negreiro” vive em nós. Seus caminhos e descaminhos navegam em mim. Todavia que Deus permita a meu povo, que essa agrura não vivamos de novo.

Afastai de nós, Senhor Deus dos desgraçados, o racismo, a discriminação, o preconceito racial, a ideologia do branqueamento, a xenofobia e preconceitos correlatos.

Que eu seja como Milton Santos e Lélia Gonzalez.

Que eu tenha a resistência de uma Comunidade Tradicional de Matriz Africana. Que eu traga em mim a beleza de uma Comunidade Quilombola, e a grandiosidade, dos orixás.

Que eu seja íntegro como Abdias Nascimento, Adhemar Ferreira da Silva, Ádria Santos, Alaíde Costa, Albert Luthuli, André Rebouças, Antonieta de Barros, e Arthur Bispo do Rosário.

Que eu me torne versado como Stuart Hall, Kabengele Munanga, Frantz Fanon, Angela Davis, Nilma Lino Gomes, Luiza Helena Bairros, Aparecida Sueli Carneiro Jacoel, e tantos outros intelectuais acadêmicos, um sem número de nomes.

Que eu traga em meus adentros Benedita da Silva, Carolina de Jesus, Cartola, Clementina de Jesus, Conceição Evaristo, Cruz e Sousa, Dandara (esposa de Zumbi), Dona Ivone Lara, Donga, Dorival Caymmi, Du Bois, Édson Bispo dos Santos, Elza Soares, Emanoel de Araújo, Enedina Alves Marques, Ernesto Carneiro, Geraldo Filme, Gilberto Gil, Givânia Maria da Silva, Grande Otelo, Guilherme Paraense, Jair Rodrigues, Janete Rocha Pietà, Janeth Arcain, João da Bahiana, Joaquim Cruz, José Correia Leite, José Telles da Conceição, Jovelina Pérola Negra, Juliano Moreira, e Jurema da Silva.

Que eu torne-me atemporal como Léa Garcia, Leci Brandão, Lima Barreto, Luís Gama, Luísa Mahim, Luislinda Valoir, Luiz Gonzaga, Luiza Barros, e Lupcínio Rodrigues.

Que meu espírito conjumine-se ao espírito de Machado de Assis, Madame Satã, Mãe Aninha, Mãe Beata de Iemanjá, Mãe Gilda, Mãe Menininha, Mãe Stella, Makota Valdina, Malcolm X, Maria Aragão, Maria Firmina, Marina Silva, Martin Luther King, Martinho da Vila, Melânia Luz dos Santos, Mercedes Baptista, Mestre Bimba, Mestre Pastinha, Milton Nascimento, Miriam Makeba, Mãe Biu do Xambá, e Nelson Sargento.

Que minh’alma seja bela como a alma de Nelson Mandela.

Que eu seja forte e resistente como o Baobá. Que eu sirva de casa. Que eu seja um lar.

Que eu faça amigos como Oliveira Silveira, Padre José Maurício Nunes Garcia, Paulo Paim, Paulo Lauro, Patrice Lumemba, e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

Que eu me torne longevo como Ruth de Souza: a primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira.

Que a mim venha Rosa Parks, Sandra de Sá, Servílio de Oliveira, Severina Paraíso da Silva, Steve Biko, e Solano Trindade.

Que, Senhor Deus dos desgraçados, eu nunca seja órfão de minha pátria: um homem vazio; um terreno baldio; um desterrado; um exilado.

Que eu traga em mim a força de meus ancestrais. Escravos, não escravos, libertos, libertados, libertadores, alforriados, reis, rainhas, guerreiros, soldados.

Que em meu interior haja um punhado de Teresinha Guilhermina, Tia Ciata, Tim Maia, Ubirajara Fidalgo, Vanderlei Cordeiro de Lima, Veridiano Farias, Vovô do Ilê, Zezé Motta, Zózimo Bulbul.

E como disse no início deste escrito (meu manifesto manuscrito), peço a Deus que me dê a força de Zumbi dos Palmares, de seus camaradas, e de seus pares.


Que nos momentos de luta, eu seja forte como João Cândido; Almirante Negro; Mestre-Sala dos Mares.

Axé!


_____________________________________________________


Este texto faz parte do livro "Guerra surda do elo de egos (eBook Kindle) e está à venda em:



A FORÇA DOS ORIXÁS © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2017
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS

Comentários

  1. Estou muito feliz com a volta do blog, Carlos. Muito feliz. Obrigado por dividir com seus fãs todo o seu talento. Parabéns por ser esta pessoa incrível. Abs, Antônio Pedro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ETERNAMENTE ANILZA!

PRESSENTIMENTO

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM