CHIMIE ÎNTRE NOI


Chemistry between us:

Quando mudou-se para a antiga Fortaleza de Dâmbovița, ela que anelou viver a plasticidade dos contos de Isabel de Wied, passou a experimentar o lirismo poético de Vasile Alecsandri. Seu nome é Inna. Hoje, após dez anos saboreando a vida às margens do Rio Dâmbovița, Inna vê brotar em si um manancial de águas fleumáticas. Remansadamente, escreveu a sua biografia como quem leva um violão às costas. Ou melhor, a vida na flauta. Bucareste é uma cidade linda. Residir no sudoeste da Romênia é como estanciar em um livro de História. E apesar de ser uma cidade cosmopolita, com toda a agitação dos grandes centros urbanos, é uma povoação tão doce quanto uma tarde no Éden. Já que escolhera a capital para viver, deixando de lado uma enormidade de possibilidades, fez do seu átimo no mundo algo que pudesse ir além da brevidade da vida na Terra. Inna adaptou-se tão bem ao ritmo orgânico da cidade, que sente-se de fato uma genuína bucarestiana. 

Ela ama as tardes em Curtea Veche; os passeios na cercadura dos lagos Floreasca, Tei e Colentina; as horas dedicadas à leitura nos Jardins Cismigiu; a música de Elena, Alexandra Stan, Edward Maya, Radu Sirbu, DJ Layla, Akcent e Dan Balan; o preciosismo arquitetônico de Carl F. W. Meyer; o Museu Satului; a beleza da Piața Universității,  o convescote com amigos no Parque Herăstrău e a alegria que atravessa-lhe a alma toda vez que visita o Jardim Botânico de Bucareste. Sua residência fica em Mihai Vodă, um dos sete bairros da cidade. E viver ali é tão aprazível, que ela transita resfolegada por Dealul Mitropoliei, Radu Vodă, Cotroceni, Spirei, Văcăreşti e Sf. Gheorghe Nou. Inna adora o inverno álgido e o verão árido e abrasador do município. Viver no Leste Europeu é como morar em um livro de Oskar Pastior. E ela, que é cativa da literatura, delicia-se com a mestria de Aglaja Veteranyi, Ion Luca Caragiale, Emil Cioran, Anghel Demetriescu, Vasile Oltean, Matila Ghyka, Maria de Saxe-Coburgo-Gota, e tantos outros. 

Quando descobrimos o nosso lugar no mundo, viver adquire uma tenacidade triunfante. Foi o que se deu com ela: saiu de Annweiler am Trifel muito párvula, completou o ensino básico e concluiu o ensino fundamental em Freudenstadt, passou alguns anos em Bietigheim-Bissingen; onde terminou o ensino médio, mudou-se para Engelskirchen; cidade em que graduou-se em Sociologia, e deixou a Alemanha para fazer Mestrado e Doutorado em Filosofia na Universidade de Leipzig; de onde partiu para viver na Romênia. A cidade é Bucareste. O bairro, Mihai Vodă. E o Espírito, condizente com a jucundidade da alma feminina. Sim, ela é auspiciosa. Aprendeu a viver entre a moldabilidade da narrativa folclórica de Isabel de Wied e o calor aprazível da ode de Vasile Alecsandri. Em síntese, ela traz em si o vanguardismo filosófico de Sextil Puşcariu, indo da motivação à consumição, do alfa à cessação, da porção à globalidade, sem deixar-se de lado.     

 
   
  CONTACT CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:


CHIMIE ÎNTRE NOI™ © copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2014
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETERNAMENTE ANILZA!

PRESSENTIMENTO

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM