CHIMIE ÎNTRE NOI
Chemistry between us:
Quando mudou-se para a antiga Fortaleza de Dâmbovița, ela que anelou viver a plasticidade dos contos de Isabel de Wied, passou a experimentar o lirismo poético de Vasile Alecsandri. Seu nome é Inna. Hoje, após dez anos saboreando a vida às margens do Rio Dâmbovița, Inna vê brotar em si um manancial de águas fleumáticas. Remansadamente, escreveu a sua biografia como quem leva um violão às costas. Ou melhor, a vida na flauta. Bucareste é uma cidade linda. Residir no sudoeste da Romênia é como estanciar em um livro de História. E apesar de ser uma cidade cosmopolita, com toda a agitação dos grandes centros urbanos, é uma povoação tão doce quanto uma tarde no Éden. Já que escolhera a capital para viver, deixando de lado uma enormidade de possibilidades, fez do seu átimo no mundo algo que pudesse ir além da brevidade da vida na Terra. Inna adaptou-se tão bem ao ritmo orgânico da cidade, que sente-se de fato uma genuína bucarestiana.
Ela ama as tardes em Curtea Veche; os passeios na cercadura dos lagos Floreasca, Tei e Colentina; as horas dedicadas à leitura nos Jardins Cismigiu; a música de Elena, Alexandra Stan, Edward Maya, Radu Sirbu, DJ Layla, Akcent e Dan Balan; o preciosismo arquitetônico de Carl F. W. Meyer; o Museu Satului; a beleza da Piața Universității, o convescote com amigos no Parque Herăstrău e a alegria que atravessa-lhe a alma toda vez que visita o Jardim Botânico de Bucareste. Sua residência fica em Mihai Vodă, um dos sete bairros da cidade. E viver ali é tão aprazível, que ela transita resfolegada por Dealul Mitropoliei, Radu Vodă, Cotroceni, Spirei, Văcăreşti e Sf. Gheorghe Nou. Inna adora o inverno álgido e o verão árido e abrasador do município. Viver no Leste Europeu é como morar em um livro de Oskar Pastior. E ela, que é cativa da literatura, delicia-se com a mestria de Aglaja Veteranyi, Ion Luca Caragiale, Emil Cioran, Anghel Demetriescu, Vasile Oltean, Matila Ghyka, Maria de Saxe-Coburgo-Gota, e tantos outros.
Quando descobrimos o nosso lugar no mundo, viver adquire uma tenacidade triunfante. Foi o que se deu com ela: saiu de Annweiler am Trifel muito párvula, completou o ensino básico e concluiu o ensino fundamental em Freudenstadt, passou alguns anos em Bietigheim-Bissingen; onde terminou o ensino médio, mudou-se para Engelskirchen; cidade em que graduou-se em Sociologia, e deixou a Alemanha para fazer Mestrado e Doutorado em Filosofia na Universidade de Leipzig; de onde partiu para viver na Romênia. A cidade é Bucareste. O bairro, Mihai Vodă. E o Espírito, condizente com a jucundidade da alma feminina. Sim, ela é auspiciosa. Aprendeu a viver entre a moldabilidade da narrativa folclórica de Isabel de Wied e o calor aprazível da ode de Vasile Alecsandri. Em síntese, ela traz em si o vanguardismo filosófico de Sextil Puşcariu, indo da motivação à consumição, do alfa à cessação, da porção à globalidade, sem deixar-se de lado.
CONTACT
CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS:
CHIMIE ÎNTRE NOI™ ©
copyright by Carlos Alberto Pereira dos Santos 2014
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY CARLOS ALBERTO PEREIRA DOS SANTOS
Comentários
Postar um comentário