ESQUENTA!


É carnaval,

É São João,

É inverno,

É verão,

O Esquenta! arrebenta,

Em qualquer estação!

Esquenta!


Regina Casé é o maior barato!  Quando a gente acha que ela já fez de tudo, Mademoiselle Casé ressurge das cinzas, como uma Fênix moderna, trazendo a esperança que nunca tem fim. Essa camaleoa é a cara do Brasil Legal. E aqui falo mesmo de legalidade, ética, moral, atitude, coragem, autenticidade. Falo ainda de uma pessoa que teria tudo para ficar sentada no sofá de casa, degustando caviar iraniano com champanhe francês, teorizando sobre o sentido da vida, cercada de intelectuais. Mas não... Ela é povão! Povão que dá a cara à tapa, que chora, se descabela, respira fundo, enxuga às lágrimas, coloca o sorriso no rosto, levanta a poeira e dá a volta por cima. Só uma mulher extremamente gentil, coloca no mesmo palco, do presidente da República ao gari Sorriso. Só uma pessoa com uma alma tão solidária, sabe entender o sofrimento do outro. Só alguém tão feliz é capaz de enxergar a alegria, onde alegria não há. Só uma pessoa com tamanha sabedoria, é capaz de deixar a tristeza de lado.  Essa mulher tão cheia de compromissos, ainda encontra tempo para ser mãe, esposa, amiga, cidadã, sonhadora, divina. Que mulher é essa que responde pelo nome de Regina? Quem é essa menina? De onde vem tamanha alegria em forma feminina? Vem dessa força interior, dessa alma grandiosa, que só as mulheres conseguem ter. Como deusas, detentoras daquela força transformadora que é a vida, parecem que já nascem predestinadas a amar. E mesmo sabendo que na vida nem tudo são flores, compreendem que não de espinhos que se vive o homem: Porque a vida é feita de pequenas doses de boa vontade. Só quem vive com solidariedade, é capaz de despir-se do preconceito, do racismo, da caretice, do blá-blá-blá, e se colocar no lugar de pessoas simples, trabalhadoras, honestas, sofridas, – que tocadas por uma alegria profundamente verdadeira, não se acovardam diante da vida. Se tudo anda demorando em ser tão ruim, aprendem a dar nó em pingo d' água, com muita fé em Deus, porque a vida não é matéria para perdedores.


Regina caminha pelo viés da música: De Edith Piaf à MPB, passando pelo samba, pelo funk e pelo pagode; o que vier ela traça! Uma mulher 10! Nota 10! Mademoiselle Casé canta e encanta, porque fala a língua da gente. Ou melhor, porque é gente como a gente, do jeito que o povo gosta! Por isso é  tão popular: Sua periferia é o mundo! Poderia ser mais um programa de televisão. Poderia ser mais uma estrela à frente do seu tempo. Poderia ser apenas um sucesso passageiro. Mas não... Esquenta! é a periferia mostrando a sua cara. E não há nada mais chique do que ver gente de verdade, mostrando o que é de verdade. Eles sambam dos pés à cabeça, fazem um carnaval no grau, vão até o chão quicando no passinho do bonequinho, pulam, brincam, abraçam, beijam; se esbaldam! Sim, poderia ser mais um programa de televisão, é verdade. Mas não é... Regina Casé parece mais o Chacrinha de saias – perguntando: “Vocês querem bacalhau?”. Com um time de primeira grandeza, somado ao talento de Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy, boa comida, boa música, bom papo, gente muito agradável, bom-humor, ótima direção, cenário coloridíssimo; Esquenta! é uma festa, que vem, que vem, que vem com tudo!


Dizem que o programa durará apenas uma estação. Dizem que não passará do verão. Uma pena... Programas como este, que unem a família de forma sadia na frente da televisão, que fazem com que tenhamos prazer sem vulgaridade, que alegram o nosso domingo, colocando avós, filhos e netos lado a lado, não poderiam acabar. Esquenta! é família, sim. E família existe no castelo e na favela. Existe na Casa Grande e na senzala. Existe na cobertura e na laje. Existe no asfalto e no morro. Existe na Vieira Souto e no gueto. Existe na zona sul e no subúrbio. Família existe em qualquer lugar. Família não tem nada a ver com ser rico ou ser pobre. Porque família é o bem mais precioso que uma pessoa pode ter. Dizem que tudo que é bom dura pouco... Mas queremos mais! No Esquenta! a gente tem respeito agregado à palavra. Por isso, digo e repito, convidando a todos a gritarem: Ne me quitte pas! O Esquenta! não pode acabar!


Agora mesmo, vou preparar meu pratinho de frango com farofa, colocar minha cerveja estupidamente gelada no copo, e sentar-me-ei à frente da TV, para ver o Esquenta! passar.


Regina é mesmo uma mulher com “M” maiúsculo! Tão corajosa, que quando perguntaram: "Vem cá, Regina Casé, mas nesse seu programa só tem preto?!" Ela respondeu, mais ou menos assim: 
“Não... Se a gente for contar aqui, tem pelo menos 50% de preto, 50% de branco. É que em geral, em todos os programas, só tem branco!”.

Depois disso, só me resta dizer:
Vida longa à Regina!


Vem, que vem, que vem com tudo! Porque se a chapa não está quente, a gente Esquenta!



























Site Oficial Regina Casé:
http://www.reginacase.com.br/

Twitter Oficial Regina Casé:

Site oficial Programa Esquenta!:

Twitter Oficial Programa Esquenta!:

® ESQUENTA © copyright by barquinn 2011
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS BY BETTO BARQUINN

Comentários

  1. Delícia de texto, Betto! Regina Casé é mesmo uma grande mulher. Ela me dá o maior orgulho de ser brasileira! Amei essa crônica, menino! O que um cara tão talentoso como você está fazendo longe da TV? Todo mundo têm que conhecer o seu trabalho, gato. Muito bom!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso texto, Betto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. 10! NOTA 10!!! Adorei, Betto! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Paula Ferreira de Albuquerque24 de fevereiro de 2011 às 16:20

    Amei Betinho! Amei!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Betto! Gatinho, lendo esse seu ESQUENTA a gente percebe a qualidade impecável do seu texto. Você consegue de maneira absolutamente real, descrever o programa, a apresentadora, com tanto carinho e tanto carisma, que me deixa embevecida com tamanho talento. Muito bem escrito, Betto! O texto é poético, alto-astral e super atual. Muito bom... Sucesso Betto! Você e os seus fãs merecem! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Muuuuuuuuuuuuuito bom!

    ResponderExcluir
  7. Betto perfeita sua definição, texto, verdade, lealdade a Regina e ao povo brasileiro!
    the best

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! E concordo com vc em número, gênero e grau! Esquenta é um ótimo programa, e como tudo nesta terra que é bom não vinga, ouvi falar que será por pouco tempo... pena! Vamos torcer para que ele não acabe.
    Vc está escrevendo divinamente...cada vez melhor, mais simples e mais objetivo.
    Parabéns!
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  9. Ricardo Amaral Peixoto8 de julho de 2011 às 16:43

    Muito legal, cara! Você é um ótimo escritor! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Alguém que escreve tão bem, com tanta emoção e talento, só pode ser um grande escritor. Parabéns, Betto. A homenagem é linda!!! Sucesso, meu Rei! Sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Fantástico! Parabéns! O texto é ótimo, você é ótimo, adorei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ETERNAMENTE ANILZA!

PRESSENTIMENTO

COLOQUE O AMENDOIM NO BURACO DO AMENDOIM